Entrada de argentinos em Uruguaiana cresce 48%, aponta Polícia Federal

A movimentação de turistas argentinos em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, apresentou um crescimento expressivo em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme a Polícia Federal, o volume de entradas é 48% superior ao registrado em 2023.

Imagem de policial federal

A movimentação de turistas argentinos em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, apresentou um crescimento expressivo – Foto: Divulgação/Polícia Federal/ND

Até o último sábado (28), mais de 45 mil turistas argentinos cruzaram a fronteira, enquanto em dezembro de 2023 o número foi de 30.585. O fluxo, impulsionado pela alta temporada de verão, se concentra principalmente entre dezembro e março, com destinos como as praias catarinenses sendo os mais procurados.

Argentinos em Uruguaiana: fácil controle migratório

O processo de entrada tem sido agilizado com o uso de tecnologias como o pré-cadastro online. Por meio dele, os viajantes geram um QR code, validado junto aos documentos originais no posto migratório. O registro inclui o DNI (Documento Nacional de Identidade) e os documentos do veículo.

Com o aumento no fluxo, o controle migratório conta com o reforço de servidores vindos de outras regiões do país. A partir desta quarta-feira (1º), policiais federais estarão alocados em Uruguaiana até o final de fevereiro, período em que o movimento atinge seu ápice.

Além da Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal desempenham papéis cruciais na fiscalização, segurança e orientação dos viajantes durante o período de maior movimentação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.