Imagens que mostram navio militar e cargueiro americano em chamas após ataques houthis são #FAKE


Vídeo da embarcação em chamas é de um acidente ocorrido em 2020 a bordo do USS Bonhomme Richard, que foi descomissionado em 2021 devido aos danos durante o incidente. Publicações nas redes sociais mostram vídeos de um suposto navio militar e um cargueiro dos Estados Unidos (EUA) que teriam sido atingidos por ataques de rebeldes houthis do Iêmen e pegaram fogo no Mar Vermelho. As imagens são antigas e não tem relação com as tensões atuais no Oriente Médio. É #FAKE.

g1
Navio militar em chamas
Um dos vídeos mostra uma embarcação militar esfumaçante, cercada de rebocadores com mangueiras jogando água para controlar as chamas. A legenda em malaio descreve um “navio de guerra dos EUA danificado por ataque houthi”.
“O navio de guerra USS Bonhomme Richard teria sido alvo dos Houthis no Mar Vermelho na noite passada”, explicou o usuário do TikTok na descrição do vídeo.
No entanto, o USS Bonhomme Richard foi descomissionado em abril de 2021 após sofrer danos severos devido a um incêndio a bordo, que ocorreu alguns meses antes.
Pesquisas reversas de imagens no Google mostram que o vídeo nas postagens foi compartilhado anteriormente, em uma publicação no Facebook de 13 de julho de 2020, que mostra fogo engolindo o navio de assalto anfíbio após uma explosão.
Abaixo estão as comparações de capturas de tela do vídeo na postagem falsa (esquerda) e do vídeo genuíno do Facebook de 2020 (direita):
Comparação do vídeo da publicação falsa e do post original
AFP
O USS Bonhomme Richard estava em um porto na cidade americana de San Diego para manutenção, quando ocorreu uma explosão em 12 de julho de 2020, com 160 marinheiros a bordo.
Segundo autoridades navais, 17 marinheiros e quatro civis ficaram feridos e foram transportados para o hospital, enquanto vários bombeiros também sofreram queimaduras e inalação de fumaça. Os socorristas trabalharam durante quatro dias para extinguir o incêndio.
De acordo com reportagem da CNN de setembro de 2022, um marinheiro acusado de causar o incêndio foi considerado inocente por um juiz da Marinha.
Cargueiro pegando fogo
Outro vídeo viral que circula nas redes sociais mostra um cargueiro em chamas, com a legenda: “navio americano pegou fogo depois de ser atingido por um míssil”. A publicação também atribui os ataques a rebeldes houthis.
Na verdade, o navio da filmagem é a embarcação comercial X-Press Pearl da Cingapura, que sofreu uma explosão na costa da Sri Lanka em 2021. A força aérea do país até divulgou um vídeo do incidente no Youtube.
O navio carregava contêineres de produtos químicos quando pegou fogo. Agora, ele jaz meio afundado nas águas rasas da região.
Em 2021, o acidente causou grande preocupação pela possibilidade de um desastre ambiental, causado pelo vazamento das substâncias químicas, de pequenas bolinhas de plástico e do combustível a bordo.
Imagens que mostram navio militar e cargueiro americano em chamas após ataques houthis são #FAKE
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.