Ondas gigantes deixam pelo menos 1 morto no Equador

Praias da cidade de Manta, no Equador, foram preventivamente fechadas após um corpo ser encontrado, em razão das fortes ondas de até quatro metros que atingem as costas do país e também do Peru.

“O Corpo de Bombeiros de Manta informou que, às 6h (horário local), foi encontrado sem vida o corpo de uma pessoa desaparecida no setor de Barbasquillo”, escreveu em sua conta no X a Secretaria Nacional de Gestão de Riscos, que também ordenou o fechamento preventivo das praias dessa cidade, no sudoeste do Equador.

Ainda em decorrência das ondas, autoridades informaram que a maior parte dos portos do país inca também foi fechada.

O Instituto Oceanográfico e Antártico da Marinha do Equador (Inocar) informou em comunicado que, nas províncias de Manabí, Guayas, Santa Elena e Galápagos, as ondas alcançaram uma altura máxima de 2,1 metros.

“Recomenda-se tomar precauções ao realizar atividades no mar”, acrescentou a entidade, destacando que até o dia 29 de dezembro prevê-se um estado do mar “agitado”.

Fechamento de portos

Por meio das redes sociais, o Centro de Operações de Emergência Nacional do Peru (COEN) informou que, dos 121 portos do país, 91 ficarão fechados até o dia 1º de janeiro de 2025.

“O número de portos fechados em todo o litoral aumenta para 91 devido à continuidade da #OndulaçãoAnômala até 01/01/2025”, indicou o Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) em sua conta no X.

O país também restringiu o acesso às praias recreativas devido às fortes ondas que atingem a costa norte e central do país, informaram as autoridades.

No Callao, onde se localiza o principal porto do Peru, próximo a Lima, “foi decidido fechar o acesso às praias Abtao, Santa Rosa, La Arenilla, Cantolao e todas as outras de uso recreativo que se encontrem nas costas do Callao”, informou a prefeitura em um comunicado publicado no X.

Também foi proibida a saída de embarcações turísticas e pesqueiras de qualquer praia ou porto do Callao.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.