Parque Glória Maria recebe mural de Kobra em homenagem à jornalista; veja imagens


Com 4m de altura e 3m de largura, o mural foi doado pelo artista, que recriou com várias cores o rosto da jornalista, com um largo sorriso e o globo terrestre nas mãos. Mural de Kobra em homenagem à jornalista Glória Maria
Divulgação/Prefeitura do Rio
O Parque Municipal Glória Maria inaugura na segunda-feira (30) o mural “Gloria”, criado pelo artista plástico Eduardo Kobra em homenagem à jornalista e apresentadora que dá nome ao espaço localizado em Santa Teresa, Zona Sul do Rio.
Com 4 metros de altura e 3 metros de largura, o mural foi doado pelo artista ao município do Rio.
Na obra, ele recriou com várias cores o rosto de Glória Maria exibindo um largo sorriso – sua marca registrada. A jornalista aparece cercada de borboletas e segurando nas mãos o globo terrestre.
Mais de cem latas de spray foram usadas na confecção do mural, executado em técnica mista sobre tela.
Antes de chegar ao parque, onde ficará em exposição permanente na área da praça, o trabalho passou pelo Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab), na Gamboa, Zona Central da cidade.
LEIA TAMBÉM:
FOTOS: Relembre a carreira de Glória Maria em imagens
MEMES: Os momentos de Glória na TV que marcaram a internet
Morte completará 1 ano
Nascida no Rio de Janeiro, em 1949, Glória Maria quebrou barreiras, tornando-se um ícone de representatividade e pioneirismo para as mulheres negras no Brasil. A apresentadora morreu no dia 2 de janeiro de 2023, deixando um legado de coragem, força e resiliência.
Primeira jornalista a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, Glória Maria foi pioneira inúmeras vezes. Esse pioneirismo é reconhecido como inspiração para mais de uma geração de mulheres negras.
Glória Maria durante gravação do ‘Globo Repórter’ em Nova York em março de 2015
Zé Paulo Cardeal/Globo/Arquivo
O Parque Municipal Glória Maria é gerido pela Secretaria Municipal de Cultura e, em 2024, foi contemplado pelo Programa Cultura do Amanhã, que promove a maior revitalização de equipamentos culturais da história do Rio, com investimento superior a R$ 75 milhões.
O programa garantiu o reforço estrutural das ruínas do palacete e a reabertura do mirante, de onde se descortina uma das mais espetaculares vistas do Centro da cidade, da Baía de Guanabara e da orla de Botafogo.
O parque, que recebe em média 34 mil visitantes por mês, funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada franca.
Com 4 metros de altura e 3 metros de largura, o mural foi doado pelo artista ao município do Rio.
Divulgação/Prefeitura do Rio
Adicionar aos favoritos o Link permanente.