Depois de Lira, Lula recebe Hugo Motta na Granja do Torto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta sexta-feira (27/12), o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito para suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara a partir de fevereiro. O encontro ocorreu um dia depois de Lula encontrar Lira e discutir o bloqueio das emendas parlamentares. A reunião foi realizada na Granja do Torto, em Brasília, residência de campo da presidência.

Na conversa com Motta, Lula procurou “amenizar” o clima ruim dentro da Câmara em relação às decisões do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre as emendas. Nesta sexta, os deputados responderam aos questionamentos de Dino, mas o ministro manteve o bloqueio dos recursos e deu até as 20h de hoje para a Câmara prestar novos esclarecimentos “objetivamente”.

O objetivo do presidente ao encontrar Motta foi evitar que a situação conflituosa do Legislativo com o Judiciário prejudique o andamento das pautas do Planalto, principalmente a aprovação do Orçamento de 2025, que ficou pendente de aprovação para o início do próximo ano.

O encontro desta sexta contou com a participação do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Segundo apurou o Metrópoles, a reunião serviu também para o Planalto se aproximar mais de Motta e abrir um canal mais direto com o favorito para assumir a Câmara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.