VÍDEO: morcego amanhece pendurado em tela de proteção de janela e assusta morador de Campinas


Vigilância de zoonose da metrópole recomenda manter a calma e não tentar espantar ou pegar o animal. Especialista faz recomendações do que fazer quando encontrar animal. Morcego amanhece pendurado em rede de proteção de janela e assusta moradores
Um morador de Campinas (SP) teve um susto quando acordou na manhã desta quinta-feira (26), ao abrir a janela da sala encontrou um morcego todo molhado dormindo na tela de proteção. [veja vídeo acima].
A recomendação do centro de zoonose é manter a calma e não tentar espantar ou pegar o animal. Ao g1, o médico veterinário Breno Jancowski explicou o que fazer no caso de encontrar um morcego [leia abaixo].
O dono do apartamento é o executivo Kaito Aman Pires Mendes, ele mora no edifício há um ano e conta que essa foi a primeira vez que isso aconteceu. Ele contou que tem três gatos em casa, mas nenhum deles se importou com o animal na grade.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
“A gente acordou cedo e vimos que ele estava lá. Eu até chacoalhei a grade para ver se ele reagia […] nossos gatos até deram uma olhadinha, mas não conseguiram perceber que é um animal, ele mexe a orelhinha, mas ta meio paradinho”, diz.
Depois do primeiro susto, ele mandou mensagem no grupo do condomínio para avisar os vizinhos, caso outro morcego aparecesse. No entanto, ficou em dúvida do que fazer em seguida, já que o morcego estava todo molhado e em uma área que recebe luz direta. Por isso, pensa que pode até estar machucado ou doente.
“E é meio estranho porque o morcego geralmente ele não fica em claridade” , fala.
Morcego amanhece pendurado em grade de proteção de janela e assusta morador de Campinas
Kaito Aman/Arquivo pessoal
LEIA MAIS
Morcegos urbanos: entenda como alguns mamíferos se adaptaram às cidades
O que fazer nessa situação?
O Médico Veterinário, Breno Jancowski explica que é comum encontrar morcegos em áreas urbanas atualmente e caso encontre algum é necessário evitar o contato e acionar a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) ou Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade onde mora.
“Embora quase nenhuma espécie seja hematófaga [que se alimenta de sangue] todo morcego pode ser portador de raiva e transmiti-la através de uma mordida”, explica.
Ele conta que no caso dos pets, caso sejam mamíferos, é super importante ser dada uma vez ao ano a vacina de raiva. As crianças também devem receber orientação de não tocar no animal.
Mas caso ocorra algum acidente ou contato, é necessário acionar a UVZ ou CCZ para orientar quais medidas devem ser tomadas. E ressalta que a raiva é uma doença séria, considerada a zoonose mais letal do mundo.
“Embora quase nenhuma espécie seja hematófaga, todo morcego pode ser portador de raiva e transmiti-la através de uma mordida”, diz.
Ainda assim, não é apenas a raiva viral que o morcego pode transmitir. Outras doenças:

Histosplamose (fúngica)
Criptococose (fúngica)
Unidade de Vigilância de Zoonoses de Campinas
De acordo com Marcela do Prado Coelho, coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Campinas, o primeiro passo é manter a calma e não tentar espantar ou pegar o animal.
A recomendação é, se possível, fechar a porta do local onde o animal está e ligar para a UVZ. O telefone é o (19) 2515-7044 (de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00) ou o 199 (após às 17h, sábados, domingos e feriados).
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.