Investigadores acham caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão

Local da queda de um avião comercial da Azerbaijan Airlines perto da cidade cazaque de AktauAFP

Investigadores do Cazaquistão encontraram as duas caixas-pretas do avião modelo Embraer 190 da companhia aérea Azerbaijan Airlines que caiu perto de Aktau, às margens do Mar Cáspio, na última terça-feira (25).

“Durante a inspeção do local do incidente, dois gravadores de voo [um de voz e outro de dados] foram descobertos”, disse o procurador da região cazaque de Mangistau, Abylaybek Ordabayev, em coletiva de imprensa.

“Elas serão entregues para o departamento de investigação de acidentes aéreos e completamente vistoriadas”, acrescentou Ordabayev, de acordo com a agência de notícias oficial russa Tass.

Segundo o vice-ministro dos Transportes do Cazaquistão, Talgat Lastayev, as caixas-pretas serão abertas após a chegada de especialistas do Brasil, país onde a aeronave foi fabricada, prevista para esta sexta (27).

Sobreviventes da tragédia e funcionários de solo da companhia aérea já foram ouvidos pelos investigadores, e a inspeção da cena do desastre, que ocupa uma área de mais de 4 mil metros quadrados, está quase no fim, de acordo com Ordabayev.

Veículos da imprensa internacional, como o site Euronews e a agência Reuters, afirmaram que o avião foi atingido por estilhaços de um míssil terra-ar lançado pela Rússia contra drones ucranianos na região da Chechênia, destino da aeronave.

A reconstrução se baseia em fontes anônimas do governo do Azerbaijão, país de origem do voo, mas o Kremlin diz que é “errado construir hipóteses antes de a investigação apresentar as conclusões”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.