Práticas sustentáveis: o impacto na formação ambiental dos alunos


Aprendizado sobre sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente devem ser inseridos na educação de crianças brasileiras. Separar o lixo corretamente, preservar a água e o solo, pensar no consumo mais consciente. Esses são alguns dos exemplos mais recorrentes quando se pensa em educação ambiental. O que era uma preocupação distante da humanidade, no entanto, se tornou uma urgência. Assim, a geração que hoje aprende as lições, é a mesma que irá enfrentar os desafios dos impactos ambientais de ontem.
De acordo com a Unicef Brasil, trabalhar com a educação ambiental nas escolas tem esse papel relevante, principalmente porque capacita os estudantes a pensarem criticamente sobre as questões que envolvem a relação com o meio ambiente. São essas crianças que, por meio de práticas e atividades educativas, desenvolvem habilidades e competências para cuidar do meio ambiente, assunto que foi negligenciado antigamente.
Prova dessa realidade de descaso por muito tempo é que as crianças e adolescentes do mundo já têm sido afetadas pelos impactos da falta de práticas sustentáveis. Catástrofes climáticas, por exemplo, são consequência do aumento na temperatura dos oceanos e a perda da biodiversidade.
Apesar de saber dos problemas, a educação ambiental é fundamental para mostrar como é possível ainda melhorar a saúde da Terra, enxergando com otimismo as transformações cotidianas. Para a Unicef, a educação é a ferramenta para transformação social da sociedade, pois através dela acontecem as grandes mudanças de comportamento e atitudes.
Juntos: o meio ambiente precisa de união de esforços
Pensar em educação ambiental desde a infância possibilita aos futuros adultos a compreensão de que todas as ações têm consequências. Dessa forma, o aumento no número de doenças, insegurança alimentar, água potável em escassez e as mudanças climáticas são consequência direta dos erros humanos passados.
Porém, com educação ambiental, a nova geração é capacitada para agir conscientemente sobre as necessidades ecológicas que o mundo precisa.
Para que isso seja possível, a educação ambiental deve fazer parte da curricularização e do projeto pedagógico das escolas. Procure saber se o seu filho estuda em um lugar que está preocupado com as mudanças do mundo e cria nele a criticidade para que ele seja um agente da transformação ambiental.
A educação Adventista tem na sustentabilidade a base para muitas das atividades, incluindo a temática não apenas nas aulas de ciências ou atividades extra-curriculares. O projeto pedagógico da escola prevê a inserção de noções de sustentabilidade e práticas ambientais desde a primeira infância, passando pelo ensino fundamental e chegando ao médio, discorrendo sobre a temática em em disciplinas como matemática, inglês, história e geografia.
Quanto mais alunos e alunas estiverem preparados para encarar os desafios da contemporaneidade relacionados ao meio ambiente, mais pessoas conscientes de que o mundo é um lugar compartilhado e que exige o melhor dos seres humanos o Planeta Terra terá. Por isso, a Unicef e a Unesco recomendam que crianças e adolescentes tenham contato com disciplinas que pensem sobre as práticas sustentáveis e os impactos das suas escolhas para a transformação do meio ambiente.
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