No Japão, casais celebram o Natal como um segundo Dia dos Namorados

Diferentemente da cultura ocidental, na qual famílias se encontram na véspera de Natal para uma ceia especial, no Japão, a data se tornou uma espécie de “segundo Dia dos Namorados“. Essa realidade romântica surgiu depois que os casais de vários cantos do país na Ásia Oriental passaram a usufruir da data com jantares em restaurantes refinados e até se hospedar em hotéis luxuosos.

Os setores gastronômicos e hoteleiros da região, inclusive, se preparam anualmente para esse fenômeno, e oferecem pacotes específicos para os pombinhos de plantão.

Hoje, menos de 1% da população no Japão é cristã. E, embora tenha sido introduzida no país no século XVI, foi somente após a Segunda Guerra Mundial que a cultura americana começou a influenciar as celebrações locais.

A religião mais seguida no território japonês é o xintoísmo, centrado na adoração de divindades conhecidas como kami, que representam elementos naturais, ancestrais e fenômenos. No entanto, ainda assim, os japoneses comemoram o Natal.

Casal japonês nas ruas decoradas de Natal - Metrópoles
No Japão, casais celebram o Natal como um segundo Dia dos Namorados

A diferença é que a data não é vista como um evento religioso, mas como um “espetáculo da cultura pop que veio do Ocidente”, com luzes pelas ruas, Papai Noel e mercados natalinos. Basta dar uma volta pelas cidades locais em 24 de dezembro que será possível sentir toda essa atmosfera, além, é claro, de muitos casais de mãos dadas curtindo a temporada.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.