Motim resulta na fuga de 1,5 mil presos em Moçambique; 33 foram mortos

Um motim em uma prisão de segurança máxima deixou 33 mortos e 15 feridos na cidade de Matola, província de Maputo, Moçambique. De acordo com o comandante-geral da polícia de Moçambique, Bernardino Rafael, ao todo, 1.534 detentos fugiram durante a confusão, que aconteceu na tarde dessa quarta-feira (25/12).

O comandante narrou que, por voltas das 13h (horário local), um grupo de manifestantes se aproximou da penitenciária, fazendo barulho e exigindo a libertação de presos. Em meio ao conflito com as forças de segurança, o muro da prisão de segurança máxima desabou.

Até a última atualização, a polícia havia recapturado 150 foragidos. Rafael alertou sobre a possibilidade de aumento da criminalidade e pediu que a população denuncie movimentos suspeitos.

“Nós esperamos, nas próximas 48 horas, uma subida vertiginosa da criminalidade, porque eles são especialistas em todo tipo de criminalidade. Significa que vão subir os crimes de roubo, assalto, violação de mulheres, roubo de viaturas, assalto à mão armada, até raptos”, sublinhou o comandante.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.