Aeronave que caiu no Cazaquistão é do mesmo modelo usado pelo Palmeiras; veja

E-190 caiu perto da cidade de Aktau, no CazaquistãoDivulgação/Embraer

O avião da Azerbaijan Airlines que caiu na madrugada desta quarta-feira (25), próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, é um Embraer E-190, modelo projetado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica

A aeronave é mesmo modelo comprado pela presidente do Palmeiras, Leila Pereira, para o time profissional fazer suas viagens entre os jogos. 

A aeronave, reconhecida por sua versatilidade e eficiência, é amplamente utilizada em voos regionais ao redor do mundo. O E-190 é um jato de médio porte com capacidade para transportar até 100 passageiros, divididos entre as classes Business e Economy.

Seu design aerodinâmico permite alcançar uma velocidade máxima de 880 km/h, enquanto sua altitude operacional pode chegar a 12.500 metros.  

Equipado com dois motores General Electric CF34-8C, o E-190 é conhecido por seu desempenho estável e econômico, especialmente em rotas de curta e média distância.

A combinação de tecnologia avançada e conforto a bordo tornou o modelo um dos mais populares da linha E-Jet da Embraer, amplamente utilizado por companhias aéreas de diferentes países.  

Além disso, o E-190 é projetado para operar em uma ampla gama de aeroportos, mesmo aqueles com infraestrutura limitada, o que contribui para sua popularidade em mercados emergentes. Seu layout interno permite flexibilidade no arranjo de assentos, adaptando-se às demandas específicas de cada companhia aérea.  

A aeronave, envolvida no incidente havia partido de Baku, precisou realizar um pouso de emergência a aproximadamente 3 km de Aktau. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades locais, enquanto a companhia aérea colabora com as apurações.

O acidente

A queda do avião da companhia Azerbaijan Airlines pode ter sido causada por uma colisão com aves. As informações são da agência de notícias estatal do Azerbaijão, Azartac.

A aeronave do modelo Embraer 190 saiu de Baku, capital do Azerbaijão rumo a Grozny, capital da república caucasiana russa da Chechênia. Ela transportava 67 pessoas, sendo 5 tripulantes e 62 passageiros, das quais ao menos 32 sobreviveram.

A agência de notícias russa RIA Novosti citou a autoridade de aviação civil do país, Rosaviatsia, afirmando que informações prévias apontam que o piloto decidiu desviar para Aktau, no Cazaquistão, após a colisão com uma ave levar a “uma situação de emergência a bordo”.

Segundo uma nota do Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão no Telegram, a aeronave desviou da rota programada, antes de realizar um pouso de emergência próximo à cidade de Aktau, no oeste do país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.