Zoo de Sorocaba recebe filhote de lontra resgatado por morador após ser cercado por cachorros


Filhote foi encontrado por um morador do Vale do Paraíba (SP), quando cachorros acuavam o animal. Ele foi levado para o Centro de Reabilitação de Animais Selvagens (Cras) da Universidade do Vale do Paraíba. Filhote de lontra resgatado por morador do Vale do Paraíba após ser acuado por cachorros
Marcos Tokuda/Sema
O Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP), recebeu um filhote de lontra de apenas três meses de vida que foi resgatado por um morador após ser cercado por cachorros em um terreno na região do Vale do Paraíba. A espécie está ameaçada de extinção.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Após ser resgatado, o morador levou o filhote até o Centro de Reabilitação de Animais Selvagens (Cras) da Universidade do Vale do Paraíba. O pequeno viajou quase 200 quilômetros até o seu novo lar.
Segundo a prefeitura de Sorocaba, a espécie habita vários tipos de ambientes aquáticos em todo o território nacional, mas é comum que sejam caçadas por criadores de peixes para evitar a predação de seus animais. Além disso, o ambiente em que vivem tem sido cada vez mais degradado e, por isso, estão ameaçadas de extinção. As lontras são territorialistas e solitárias.
O filhote passou por um período de adaptação e já pode ser visitado pelo público no recinto do zoológico.
Filhote de lontra de apenas três meses de vida é o mais novo morador do zoo de Sorocaba
Marcos Tokuda/Sema
Um sopro de esperança
Além da lontra, um filhote de papagaio-de-peito-roxo nasceu depois de 30 dias de incubação. A ave da região sul e sudeste do país também pode ser observada também no Paraguai, mas ganhou um sopro de esperança sob os olhares atentos da equipe do zoológico.
Conforme a prefeitura, as populações de papagaios-de-peito-roxo estão em declínio. O desmatamento e o tráfico ilegal de animais colocou a espécie na lista nacional e internacional de animais em extinção. Por isso, quando um filhote consegue nascer pelos meios não convencionais, como por incubadora, é algo muito comemorado pelas equipes.
Outro pequeno que nasceu no Zoológico Quinzinho de Barros foi um gato-palheiro. O pequeno felino nasceu no mês de outubro depois de uma gestação de aproximadamente 80 dias. O nascimento foi acompanhado de perto pelos profissionais do zoo.
O gato-palheiro é uma espécie naturalmente rara na natureza e também está ameaçada de extinção. Apesar disso, é um animal pouco estudado, com poucas informações sobre sua ecologia. É encontrado em ambientes com vegetação aberta e em áreas de florestas, possuindo hábitos crepusculares e noturnos.
A mamãe gato-palheiro e o filhotinho estão em um recinto dedicado para eles e já podem ser visitados pelo público.
O Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, número 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, com a bilheteria até as 16h. Neste período de festas de fim de ano, o parque estará fechado ao público nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 99115-4936.
O gato-palheiro é uma espécie naturalmente rara na natureza e ameaçada de extinção
Marcos Tokuda/Sema
Filhote de papagaio-de-peito-roxo nasceu depois de 30 dias de incubação
Marcos Tokuda/Sema
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.