IMEA oferta capacitação para jovens da Amazônia na produção de podcasts sobre justiça climática


Inscrições podem ser realizadas em 27 de dezembro exclusivamente online. JOvens serão capacitados para desenvolverem habilidades em comunicação e produção de conteúdos sonoros
Divulgação
O Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA) está com inscrições abertas para o projeto Rios de Saberes, uma iniciativa que capacitará jovens de 18 a 29 anos na produção de podcasts, com foco em educomunicação, justiça climática e ativismo socioambiental. O prazo para inscrições vai até 27 de dezembro, e o resultado será divulgado em 06 de janeiro de 2025 nas redes sociais do Instituto.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As inscrições devem ser feitas exclusivamente online em formulário eletrônico disponível aqui.
O objetivo do projeto é capacitar jovens para desenvolverem habilidades em comunicação e produção de conteúdos sonoros. Além disso, busca estimular o protagonismo de populações da região amazônica, promovendo a divulgação de conhecimentos tradicionais e científicos, com foco na sustentabilidade do planeta.
Serão selecionados 20 jovens de Santarém, incluindo residentes da área urbana e rural, que participarão de uma série de atividades formativas. A programação inclui:
Três oficinas sobre produção de pautas, entrevistas, leitura e locução radiofônica.
Oito encontros para criação de conteúdo, elaboração de pautas e gravação de episódios em estúdio.
Debates sobre clima, meio ambiente, direitos humanos e a valorização dos conhecimentos tradicionais e científicos na construção de um futuro sustentável.
Os selecionados serão acompanhados por educomunicadores e terão acesso a oficinas práticas e debates interativos, resultando na produção e edição de um podcast pelos próprios participantes.
Requisitos para participar:
Ter entre 18 e 29 anos.
Interesse nas áreas de comunicação, justiça climática e ativismo socioambiental.
Ter nascido em um dos estados da Amazônia brasileira.
Residir atualmente em Santarém ou região.
Critérios prioritários na seleção:
O projeto dará prioridade a jovens indígenas, quilombolas, negros, moradores de áreas periféricas e pessoas LGBTQIA+. Não é necessário estar vinculado a coletivos, movimentos ou organizações para se candidatar.
Educação ambiental
O IMEA, fundado em 2016, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos comprometida com a promoção da educação ambiental, da justiça climática e do protagonismo de crianças, jovens e comunidades tradicionais. Através das práticas da Educomunicação e da Educação Ambiental, o IMEA forma líderes – jovens, adolescentes, professores e crianças – para pensar e agir de forma global e local, contribuindo para a sustentabilidade ambiental da Amazônia e do planeta.
O instituto tem sede na cidade de Santarém, região oeste do estado do Pará (PA), Brasil. O Rios de Saberes é mais uma iniciativa do Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA), em parceria com o British Council, para promover a valorização dos saberes tradicionais da Amazônia e sua relação com a ciência e a sustentabilidade.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.