Helena é o nome preferido dos brasileiros na hora de registrar os filhos; veja a lista


Miguel, que liderou nos últimos quatro anos, ficou em segundo lugar, seguido de Gael e Ravi. Helena é o nome mais registrado no Brasil em 2024
Pela primeira vez, o nome Helena foi o preferido dos brasileiros na hora de registrar os filhos.
Eis todo o encanto de quem acaba de chegar ao mundo. Pequena e frágil na aparência, mas já grandiosa no nome escolhido pelos pais.
“Essa aqui é a Helena Franco Lima, nossa princesa. Nossa segunda princesa”, diz a mãe.
Há quem espere para ver a carinha do bebê, quem se inspire na religião, em pessoas queridas, admiradas, em personagens históricos ou das novelas.
“Tinha um autor que só escrevia… As personagens principais dele era com nome de Helena. E Helena é só Helena bonita”, diz Everton.
O autor Manuel Carlos criou as dele, mas, há dois meses, o Everton e a Roberta só tem olhos para a Helena deles.
“Para mim é um nome forte, é um nome bonito, é um nome simples. Fácil de falar e escrever”, diz a designer gráfica Roberta Miazaki, mãe de Helena.
Nomes mais registrados no Brasil em 2024
Jornal Nacional/ Reprodução
E não são só eles que acham lindo não. Helena desbancou Miguel e é o nome mais registrado no Brasil em 2024. Miguel, que liderou nos últimos quatro anos, ficou em segundo lugar, seguido de Gael, Ravi e Théo.
Dado logo depois do nascimento, o nome acaba sendo parte importante da identidade das pessoas. E durante boa parte da história, o que era registrado pelos pais era imutável ou muito difícil de trocar. Já não é mais assim. Muita gente ainda não sabe, mas desde 2022 é possível incluir, acrescentar, inverter ou mudar nome e sobrenome.
“A partir dos 18 anos, fazer a mudança diretamente em qualquer cartório de registro civil. Antes, devia justificar o motivo, dizer porque não gostava desse nome, tinha que ser um processo judicial, e hoje é totalmente administrativo perante o cartório de registro civil”, afirma diz Karine Boselli, vice-presidente da Arpen-SP.
Helena é um exemplo desses novos tempos de mais liberdade. Os pais romperam a tradição e o último sobrenome dela é o da mãe e não o do pai. E é a mãe de uma das mais novas Helenas do Brasil que manda para todos e todas o seu recado amoroso:
“A gente espera uma vida cheia de saúde e muita vitórias e conquistas. Assim para nossa e para todas as Helenas e todos os bebezinhos que nasceram este ano”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.