OAB-DF suspende advogado suspeito de coagir conselheiro do CNMP

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) suspendeu o registro profissional de Walisson dos Reis Pereira da Silva, que foi alvo de busca e apreensão na última quinta-feira (19/12). Com a decisão, ele está proibido de atuar como advogado por 90 dias.

Walisson é investigado por coação do também advogado e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Engels Muniz. Segundo as investigações, Walisson mandou mensagens para Engels com fotos do colega de profissão e de parentes do conselheiro do CNMP. Além disso, Walisson questionou Engels sobre o processo no qual atuou como advogado de um policial que matou um suspeito de ter envolvimento com facção criminosa, na Bahia.

A abordagem do advogado, de acordo com a apuração, destoa dos parâmetros regulares da atuação profissional e indica tentativa de “atemorizar” o colega.

5 imagens

Ele foi alvo de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (19/12)

Walisson Reis ao obter carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
1 de 5

Advogado é investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Reprodução

2 de 5

Ele foi alvo de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (19/12)

Arquivo pessoal

3 de 5

Instagram/Reprodução

4 de 5

Instagram/Reprodução

5 de 5

Walisson Reis ao obter carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Arquivo pessoal

A Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), apreendeu computadores e celulares “que comprovam o envio de mensagens às autoridades públicas”.

“O investigado responderá pelo crime de coação no curso do processo, cuja pena máxima pode chegar a 4 anos de reclusão e multa. As investigações continuam”, informou a delegacia.

A OAB-DF disse que o processo no TED tramita em sigilo e, por isso, não pode fornecer informações.

A coluna tenta contato com Walisson. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.