HÁ VINTE ANOS – Aos cuidados dos criminosos

Nem em Brasília ministros circulam sem a companhia de agentes de segurança. Pois bem: quando escalam os morros do Rio, o fazem desacompanhados.

Foi o que ocorreu ontem, quando os ministros Gilberto Gil, da Cultura, e Ricardo Berzoini, do Trabalho, visitaram o complexo da Maré, na zona norte do Rio, área sob controle do tráfico de drogas.

Os dois foram protegidos por “moradores da região” – eufemismo usado para designar assalariados do tráfico. Foram bem tratados. E desfilaram em paz.

Na segunda maior cidade do país, na mais bonita, e naquela que atrai mais turistas, criminosos garantem a segurança das autoridades. E sob a escolta deles, as autoridades se sentem mais protegidas.

Pobre país!

Quando se elegeu presidente em 1994, Fernando Henrique Cardoso adotou o gesto de espalmar a mão – e cada um dos cinco dedos representava uma meta. Uma delas: o combate à violência.

A violência aumentou durante os 8 anos de governo do príncipe dos sociólogos. Espera-se que a violência seja reduzida até o fim do mandato atual de Lula. Ele prometeu fazê-lo.

 

(Publicado aqui em 11 de dezembro de 2004)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.