Nutri revela melhores momentos do dia para lanchar se quiser emagrecer

Ao longo do dia, as pessoas adoram beliscar pequenos lanches para controlar a fome. Apesar da praticidade, não é prudente exagerar nas pequenas refeições e deixar opções mais completas de lado. Para conseguir manejar melhor a fome, é importante se atentar ao horário do consumo dos alimentos.

À coluna Claudia Meireles, a nutricionista brasiliense Rayanne Marques afirma que os melhores momentos para lanchar geralmente são no meio da manhã; entre o café da manhã e o almoço; e durante a tarde, entre o almoço e o jantar.

“Esses horários ajudam a manter o nível de energia constante, evitando picos de fome e o consumo exagerado na próxima refeição. É importante adaptar os horários de acordo com a rotina de cada pessoa”, destaca Rayanne Marques.

3 imagens

Sanduíche integral é rico em fibras

Lanches práticos e nutritivos ajudam a diminuir a fome e aumentar o metabolismo
1 de 3

Invista em lanches equilibrados!

Pexels

2 de 3

Sanduíche integral é rico em fibras

Unsplash/Reprodução

3 de 3

Lanches práticos e nutritivos ajudam a diminuir a fome e aumentar o metabolismo

Alto Astral/ Reprodução

Em média, uma refeição promove a saciedade por três a cinco horas, então, segundo a nutricionista, os lanches ajudam a manter o metabolismo ativo, estabilizam os níveis de glicose no sangue e evitam períodos prolongados de jejum.

“Além disso, são oportunidades de incluir alimentos nutritivos que complementam a dieta diária, como frutas, oleaginosas ou iogurtes”, afirma.

Deve-se comer o lanche na mesma hora todos os dias?

A profissional da saúde também recomenda seguir uma rotina de horários para as refeições. Segundo ela, o organismo se ajusta a esses padrões e há melhora na digestão e no controle do apetite.

Apesar disso, os lanches devem ser feitos em momentos de fome, não apenas por hábito e ansiedade. “É importante respeitar sinais de fome e saciedade, ajustando os lanches de forma flexível em dias com horários atípicos”, destaca Rayanne Marques.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.