CPUs Ryzen 8000 devem chegar até junho com melhorias no IPC

CPUs Ryzen 8000 devem chegar até junho com melhorias no IPCFelipe Vidal

Com o lançamento dos Ryzen 8000G para desktop neste mês de janeiro, a expectativa para o lançamento dos Ryzen 8000 regulares está nas alturas. Agora, o youtuber e informante High Yield aponta em sua conta no X (antigo Twitter) mais informações sobre os vindouros processadores, incluindo especificações técnicas, uma janela de lançamento e até um novo nome para essas CPUs.

Antes de tudo, o youtuber salienta que esses SKUs serão chamados de Ryzen 9000 e não Ryzen 8000, como especulado anteriormente. O motivo para isso deve ter relação com as configurações, uma vez que esses serão os primeiros produtos da AMD a ganharem a arquitetura Zen 5. Apesar disso, os chips vão manter o mesmo design de chiplets das gerações anteriores, bem como as mesmas capacidades em I/O, ou seja, a compatibilidade com dispositivos de entrada, saída, conexões USB, etc.

A nova arquitetura Zen 5 não deve mexer em questões como a quantidade de núcleos e threads, nem alterar as frequências significativamente. O que deve realmente mudar é o IPC (Instruções por Ciclo), com aumentos em até 20% dependendo do fluxo de trabalho utilizado. A eficiência energética também parece um dos destaques dos Ryzen 9000.

– Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real. –

Zen 5 is closing in, a launch between April-June is very likely, AMD could dominate until Arrow Lake. – Ryzen 9000 – AM5 – same on-package chiplet design as Zen2/3/4 – same IO-die as Zen4 – same core count – TSMC N4 variant – double-digit IPC uplift – similar clks – DDR5-6400

— High Yield (@highyieldYT) January 23, 2024

Novos Ryzen se manterão no soquete AM5

Voltando a falar sobre o possível nome dos Ryzen 8000/9000, não seria uma exata surpresa a AMD pular um milhar na nomenclatura dos seus produtos. Vale lembrar que entre os Ryzen 5000 e os atuais Ryzen 7000 houve um salto parecido, deixando os supostos Ryzen 6000 de fora da festa.

Vale reiterar que os novos processadores do time vermelho manterão a compatibilidade com placas-mãe com o soquete AM5. A companhia planeja oferecer suporte para a plataforma até, pelo menos, 2025. Todavia, é muito provável que novas motherboards com chipsets mais recentes e atualizados sejam lançadas nos próximos meses.

A respeito de uma janela de lançamento, o youtuber supõe que os Ryzen 9000 cheguem entre abril e junho deste ano. Vale lembrar que um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, a Computex, é realizado em junho. Assim, não é difícil imaginar que a AMD faça uma revelação durante a feira. Além disso, os Ryzen 9000 com tecnologia X3D e processo de fabricação N4 da TSMC devem ser lançados só no início de 2025.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.