Coxinha explode e queima rosto de cliente; saiba por que isso acontece

Um homem sofreu queimaduras leves em seu rosto depois de morder uma coxinha em um restaurante no Bairro Alto, em Curitiba, no Paraná. Ao pegar o primeiro pedaço, o cliente foi surpreendido pela explosão do quitute. O caso aconteceu na última sexta-feira (13/12).

De acordo com o proprietário do restaurante, a coxinha estava na estufa quando ele a retirou e entregou para o cliente. No momento em que ele mordeu, houve uma explosão e um som “parecido com o barulho de um pneu de uma bicicleta estourando”. O homem foi atendido no local e socorrido de ambulância.

Coxinha explode e causa queimadura no rosto de homem em restaurante - Metrópoles

Embora possa parecer estranho, os salgadinhos de festa, como a coxinha, podem explodir se forem preparados da maneira errada. De acordo com o chef André Rochadel, colunista do Metrópoles, o caso acima ocorreu devido ao recheio pouco cremoso.

“É muito provável que o recheio estava muito líquido e, na hora que foram fritar a coxinha, entrou em ebulição e ficou preso dentro da massa, que estava bem fechada. Na hora que o cliente mordeu o salgado, todo o vapor encontrou um espaço para escapar, e aí ele explodiu de uma vez.”

Segundo o profissional, a coxinha era um perigo até para quem estava fritando. “Se tivesse espaço para escapar o vapor durante a fritura, ia ter voado coxinha para todo lado e podia ter respingado óleo em quem estava fritando. O problema era um recheio pouco cremoso.”

André também comenta sobre a forma e quando o alimento deve ser saboreado. “A gente não serve a coxinha imediatamente depois de fritar porque está em uma temperatura altíssima, o que vai queimar a boca. Por isso, deve-se fritar, deixar que fique morna e só depois servir”, diz ao portal.

Coxinha

Bolinha de queijo

As bolinhas de queijo também costumam explodir ao entrarem em contato com óleo quente ou até mesmo quando são mordidas. O chef André explica que isso acontece porque o recheio derrete, formando uma espécie de bolha de ar que, ao entrar em contato com o óleo quente, gera a explosão.

“Acontece muito de pegar a parte externa do salgado – que está morno -, e quando morder, acabar queimando a boca com queijo. No geral, salgadinho frito precisa esperar um pouco depois de fritar para servir e, assim, evitar queimar a boca”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.