Psicólogos explicam por que todo mundo deveria usar azul; há razões científicas por trás

Escolher a cor das roupas que usamos pode influenciar muito mais do que o estilo, pode afetar nossos sentimentos e até mesmo a forma como somos percebidos. Usar azul não é diferente e pode ter um impacto significativo na sua vida. Entenda como essa cor pode ser sua aliada.

Usar azul (mulher com vestido azul)

Entenda como usar azul pode influenciar as suas ações e como você é percebido! – Foto: Freepik/ND

Por que todo mundo deveria usar azul

De acordo com Angela Bridget Wright, psicóloga pioneira na teoria das cores, usar azul pode ter um efeito calmante, justamente porque é associado à tranquilidade, confiança e criatividade, influenciando o sistema nervoso, diminuindo a pressão arterial, a frequência cardíaca e aliviando a ansiedade.

Diversos psicólogos afirmam que o azul ajuda a reduzir o estresse e promover o relaxamento, por isso é frequentemente usado em ambientes como hospitais e estúdios de ioga. Os especialistas também recomendam usar azul no trabalho, pois ele ajuda a manter a calma.

Homem com roupa social azul

Usar azul pode fazer com que você pareça mais confiante – Foto: Freepik/ND

Usar azul em tons mais escuros, como azul-marinho, traz a sensação de confiabilidade e profissionalismo, o que pode fazer com que as pessoas ao redor o percebam como alguém de autoridade, algo muito útil no trabalho. Já os azuis claros estimulam a criatividade, tornando-os ótimos para sessões de brainstorming e atividades artísticas.

Como usar azul no guarda-roupa?

Roupas azuis e brancas no cabide

Saiba como usar azul no seu guarda-roupa – Foto: Freepik/ND

Em contextos casuais opte por combinar o azul com outras cores mais quentes, como laranja ou amarelo. Experimente incorporar ao seu guarda-roupa blazers e camisas azul-marinho.  Camisetas azuis claras combinadas com jeans também são boas opções.

Se deseja criar um look equilibrado e na mesma paleta de cores neutras, combine peças azuis com cores como branco, cinza ou bege. Não tem como errar e ajuda a manter o foco e reduzir a ansiedade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.