PEC limita criação de unidades de conservação em MT


A proposta é de autoria do próprio governador Mauro Mendes. PEC limita criação de unidades de conservação em MT
Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovaram uma PEC que limita a criação de novas unidades de conservação no estado. A proposta é de autoria do próprio governador Mauro Mendes. Veja no vídeo acima.
“O projeto de lei aprovado em Mato Grosso estabelece que o governo deverá regularizar 80% dos parques existentes, que são 47 hoje, antes de começar a criar novos parques. Hoje, menos de 10% estão regularizados. Com isso, nós vamos aumentar a preservação. Vamos proteger esses territórios de qualquer tipo de invasão, fazendo a regularização fundiária. As ONGs que estão criticando, elas têm a oportunidade de ajudar. O mesmo projeto estabelece que se alguma ONG internacional ou nacional doar o dinheiro para a criação de novos parques, nós poderemos fazer. Lembrando, o estado de Mato Grosso é o maior produtor no Brasil e do mundo de alimentos, que preserva 60% do seu território. Nenhuma parte do planeta nós encontramos isso”, disse Mauro Mendes.
PEC limita criação de unidades de conservação em MT
Reprodução/GloboNews
Trigueiro: PEC de MT expõe Cerrado, Pantanal e Amazônia
No Em Pauta, da GloboNews, o jornalista André Trigueiro, comentou sobre a PEC de Mato Grosso.
“O governador Mauro Mendes não explicou, nessa declaração, detalhes importantes do projeto que ele concebeu e foi aprovado por ampla maioria na Assembleia. Tem esse prazo de 10 anos para regularizar as unidades de conservação, indenizando 80% dos proprietários rurais, desde que existam recursos disponíveis no orçamento. Então, ele passou o garrote dizendo: ‘nem eu, nem meus sucessores poderemos criar unidades de conservação sem fazer esse movimento’ (…) E demonstra, a meu ver, um certo rancor ao colocar organizações do terceiro setor que criticam esse projeto, dizendo: ‘indenizem vocês os proprietários rurais para regularizar a situação’. Como se fosse atribuição de organização ambientalista fazer investimentos vultuosos nessa direção”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
Brasileiro participa de experimento nos EUA para reduzir arrotos de vacas e ajudar o clima
O madeireiro que derrubava árvores na Amazônia e aprendeu a amar a floresta

Adicionar aos favoritos o Link permanente.