Com medo de cair em golpes imobiliários? Polícia Civil de Itapema faz alerta e dá dicas

Com a chegada do fim de ano e das férias, o desejo de viajar e aproveitar momentos de lazer com a família ou amigos aumenta significantemente. Porém, isto vem com um crescimento do número de boletins de ocorrência por conta de golpes imobiliários.

Segundo a Polícia Civil, que faz um alerta aos que pretendem alugar imóveis em Itapema, Litoral Norte de Santa Catarina, registros de golpes comuns envolvem o anúncio de imóveis inexistentes ou em condições não condizentes com o divulgado, especialmente em plataformas online.

Itapema, Polícia orienta cuidados contra golpes imobiliários

Polícia Civil de Itapema faz alerta contra golpes imobiliários – Foto: Arkidá GI/Divulgação/ND

Veja alerta da Polícia Civil de Itapema

O órgão orienta que, ao alugar um local pela internet, o cidadão deve o se certificar de que o site é verdadeiro e checar se o anúncio foi feito pelo proprietário do imóvel ou algum representante dele.

Outra dica da polícia é pedir para fazer uma videochamada com o anunciante para ver se ele realmente possui acesso à residência. Também é válido conferir as avaliações em sites de hospedagem compartilhada.

Conforme o órgão, também é importante se certificar de que os preços descritos nos anúncios condizem com a localização e o período do aluguel. Anúncios com valores muito abaixo do mercado para a época do ano, em locais de grande procura, podem ser indicativos de alguma prática ilícita.

Itapema atrai muitos visitantes durante período de férias escolares – Foto: iStock/Divulgação

Profissionais do ramo, como agências de viagens e imobiliária, podem ajudar na hora de fechar o negócio para evitar fraudes. A polícia orienta a sempre pedir o registro profissional (CRECI) do corretor de imóveis para ter certeza que não se trata de um estelionatário.

Polícia orienta pessoas que já caíram em golpes imobiliários

A Polícia Civil também orientou àqueles que já foram vítimas de golpes imobiliários. A vítima deve comparecer à Delegacia de Polícia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência.

É importante levar documentos que auxiliem na investigação criminal, como capturas de tela, comprovantes de transferência bancária, entre outros. O boletim também pode ser feito na Delegacia de Polícia Virtual.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.