O que é a enterocolite? Doença do filho de Viih Tube tem vários tipos; entenda

O que é a enterocolite? Doença do filho de Viih Tube tem vários tiposFoto: Reprodução

A influenciadora Viih Tube publicou uma série de stories falando sobre o diagnóstico de seu filho, Ravi, no último domingo (15). O filho da produtora de conteúdo com o ex-BBB Eliezer nasceu no dia 11 de novembro, e algumas semanas depois precisou ser hospitalizado para investigar um problema de saúde.

Depois de passar por uma série de exames, os médicos descobriram um quadro de enterocolite, que trata-se de uma lesão grave na superfície interna do intestino.


Você também pode gostar:


Sintomas da enterocolite

A enterocolite afeta, principalmente, recém nascidos que são prematuros ou que estão doentes. Os primeiros sinais da condição costumam ser inchaço no abdômen, dificuldade para se alimentar, vômito amarelo-esverdeado ou da cor de ferrugem e letargia. No caso de Ravi, o único sintoma foi a presença de sangue nas fezes. A situação foi atípica pois a doença não é comum em bebês que não foram prematuros, e também não está relacionada ao parto de Viih Tube.

O diagnóstico da colite é feito através de radiografias do abdômen, ultrassonografia e exames de sangue. O tratamento com interrupção da alimentação e administração de comida, líquidos e antibióticos pela veia normalmente é eficaz. No entanto, quadros mais graves podem demandar cirurgia para remover parte do intestino.

Tipos da doença

A enterocolite que afetou Ravi foi do tipo necrosante, cuja causa não é definida mas pode estar associada à imaturidade do intestino, com baixos níveis de oxigênio no sangue, e/ou a um fluxo de sangue diminuído para o intestino. Essas condições facilitam a infecção por bactérias.

Existe também a enterocolite pseudomembranosa, inflamação que acomete a parte final do intestino, ou seja o cólon e o reto, e que acontece quando o uso de alguns antibióticos favorecem a proliferação da bactéria Clostridioides difficile.

Há a colite neutropênica, relacionada à diminuição das células responsáveis pelo combate de infecções, a retocolite ulcerativa, uma doença crônica, enterocolite hemorrágica provocada pela contaminação por Escherichia coli enterohemorrágica. Pode ainda ser induzida por proteínas alimentares que causam alergia ou associada à doença Hirschsprung.

O caso de Ravi

A mãe de Ravi publicou os stories em que comenta o diagnóstico também no feed, e foi recebida com mensagens de apoio dos seguidores.

Viih Tube tranquilizou os seguidores e explicou que o bebê já voltou para casa, onde está se recuperando. Ele já apresenta sinais de melhora e, nas palavras da influenciadora, está bem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.