Expectativa: Lula passa final de semana no hospital à espera de alta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entra no sexto dia de internação neste sábado (14/12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera de cirurgia no cérebro para tratar um sangramento.

A previsão é que o titular do Planalto passe o final de semana na unidade e receba alta entre segunda (16/12) e terça-feira (17/12). Com isso, poderá voltar a Brasília e despachar do Palácio da Alvorada.

Na segunda-feira (9/12), Lula sentiu fortes dores de cabeça e foi levado ao hospital para realizar exames. Os médicos constataram uma hemorragia intracraniana e o presidente precisou ser transferido para a unidade de São Paulo, onde passou por uma trepanação — que consistiu em uma perfuração no crânio com o objetivo de drenar o sangramento.

Após a primeira cirurgia, o chefe do Executivo passou por outros dois procedimentos: uma embolização das artérias meníngeas médias, na quarta-feira (11/12), para interromper o fluxo de sangue e evitar novas hemorragias; e a remoção do dreno que foi instalado na cabeça durante a primeira operação.

As cirurgias foram consequência do trauma sofrido por Lula na cabeça após uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada em outubro.

Nessa sexta-feira (13/12), Lula saiu da unidade de terapia intensiva (UTI) e compartilhou nas redes sociais um vídeo caminhando pelo hospital ao lado do neurocirurgião Marcos Stávale. Foi a primeira aparição do presidente desde a internação.

“Agradeço por cada oração e palavra de conforto que recebi nos últimos dias. Janjinha me repassou todos os recados. Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte!”, escreveu Lula.

O titular do Planalto ressaltou estar “conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.