Fora, Barcelona bate Dortmund e vai à segunda posição da Champions

Borussia Dortmund e Barcelona fizeram um dos melhores jogos da temporadaFoto: Lars Baron/Getty Images

Em um dos melhores jogos da Liga dos Campeões, o Barcelona foi à Alemanha e saiu do Signal Iduna Park com uma importante vitória por 3 a 2 sobre o Borussia Dortmund. Foi nesta quarta-feira (11), em jogo pela sexta rodada da fase de Liga, e com direito a gol brasileiro, já que Raphinha anotou um dos gols dos Culés, que viu Ferran Torres marcar duas vezes. Guirassy fez os dois dos aurinegros.

LEIA MAIS: Vítima de calendário bizarro, Botafogo cai para o Pachuca no Intercontinental

Primeiro tempo

Os times fizeram um grande jogo em Dortmund. E foi desde o início, com um chute perigoso para cada nos primeiros dez minutos. Aos 13′, um lindo lance e quase gol do Barcelona. Raphinha recebeu inversão de três dedos de Lamine Yamal e chutou de primeira, mas à esquerda de Kobel, que nada poderia fazer caso fosse ao alvo.

A reposta foi com Sabitzer, logo três minutos depois. Duranville invadiu a área após bela jogada e cruzou para o austríaco, que livre na altura da marca do pênalti, mandou por cima. Aos 40′, Iñaki Peña chegou a fazer milagre em cabeçada de Guirassy, mas o atacante estava impedido. No lance seguinte, polêmica: o próprio Guirassy receberia cruzamento na área, mas foi puxado por Iñigo Martínez. Árbitro e VAR ignoraram o puxão claro no atacante marfinense.

Segundo tempo

Na volta para o segundo tempo, Guirassy balançou, enfim, as redes do Barça. Mas a famosa linha de impedimento de Hansi-Flick funcionou, com os jogadores aurinegros sendo pegos em posição irregular. A resposta veio a galope e com gol brasileiro. Aos 8′, Raphinha disparou pela esquerda em condição legal (irônico, não?) e chutou rasteiro para abrir o marcador em Dortmund. Mas o jogo não parava! Lembram do pênalti não marcado no Guirassy? Pois bem, desta vez, o árbitro marcou.

Cubarsí puxou o atacante em lance muito parecido e François Letexier (FRA) deu pênalti. O próprio Guirassy cobrou cruzado, rasteiro, empatando o divertido duelo. O Barcelona, perigoso em seus ataques, conseguiu o segundo: Yamal rolou para Koundé, que cruzou rasteiro. Dani Olmo parou em Kobel, mas Ferran Torres estava lá para conferir, aos 30′.

Apenas três minutos depois, vacilo da linha de impedimento do Barcelona. Yan Couto lançou para Gross, que, em posição legal, rolou para Guirassy escorar para o gol vazio, aproveitando a saída desesperada de Peña. Mas a vitória era mesmo do Barça: em contra-ataque fulminante, Yamal recebeu e deu enfiada no limite para Ferran Torres, que chutou cruzado para superar Kobel e anotar 3 a 2. No último lance, Schlotterbeck perdeu chance incrível de cabeça, para lamento da Muralha Amarela.

Próximos passos

Com a vitória, o Barcelona sobe para a segunda posição, com 15 pontos, e praticamente se garante nas oitavas da Champions. O Dortmund, que subiria a terceiro em caso de empate, cai para a nona posição, deixando o G8 (grupo dos que avançam direto às oitavas). São 12 pontos para os aurinegros na competição europeia.

A equipe catalã volta a campo já neste domingo (15), quando recebe o Leganés, pela 17ª rodada de La Liga, onde é líder. Pela Champions, o próximo compromisso é contra o Benfica, mas só no dia 21 de janeiro, pela sétima e penúltima rodada da fase de Liga.

O Dortmund, por sua vez, terá sequência pela Bundesliga, onde surge em sexto. Serão cinco jogos pelo torneio antes de voltar a campo pela Champions, quando encara o Bologna, também no dia 21. Pelo Campeonato Alemão, a equipe de Nuri Sahin recebe o Hoffenheim, no domingo.

Jogos da sexta rodada da Champions League

Terça-feira (10/12)

Dínamo Zagreb (CRO) 0 x 0 Celtic (ESC) Girona (ESP) 0 x 1 Liverpool Atalanta (ITA) 2 x 3 Real Madrid Bayer Leverkusen 1 x 0 Inter de Milão Brest (FRA) 1 x 0 PSV (HOL) – em andamento Club Brugge (BEL) 2 x 1 Sporting (POR) RB Leipzig (ALE) 2 x 3 Aston Villa (ING) Salzburg (AUS) 0 x 3 PSG Shakhtar Donetsk (UCR) 1 x 5 Bayern

Quarta-feira (11/12)

Atlético de Madrid 3 x 1 Slovan Bratislava (ESK) Lille (FRA) 3 x 2 Sturm Graz (AUS) Milan 2 x 1 Estrela Vermelha (SER) Arsenal 3 x 0 Monaco (FRA) Benfica 0 x 0 Bologna (ITA) Borussia Dortmund 2 x 3 Barcelona Feyeenoord (HOL) 4 x 2 Sparta Praga (CZE) Juventus 2 x 0 Manchester City Stuttgart (ALE) 5 x 1 Young Boys (SUI)

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.