Cunhada de rainha com raízes brasileiras morre na Espanha

Cunhada da rainha Silvia da Suécia, a princesa Birgitta morreu na casa em que morava, em Maiorca, na Espanha, nesta quarta-feira (4/12), conforme anunciou a família real sueca em comunicado oficial. A irmã do rei Carl XVI Gustaf tinha 87 anos.

“Minha irmã era uma pessoa alegre e direta e fará muita falta para mim e para a minha família”, disse o rei Carl XVI Gustaf, que é casado com Silvia, rainha que é filha de mãe brasileira e passou a infância na cidade paulista de São João da Boa Vista.

4 imagens

Birgitta ao lado da filha Désirée e do genro, Eckbert von Bohlen

A princesa Birgitta e o príncipe Johann Georg de Hohenzollern
Birgitta morava em Maiorca, na Espanha
1 de 4

Irmãs do rei Carl XVI Gustaf da Suécia, as princesas Birgitta e Margaretha

Pascal Le Segretain/Getty Images

2 de 4

Birgitta ao lado da filha Désirée e do genro, Eckbert von Bohlen

Pascal Le Segretain/Getty Images

3 de 4

A princesa Birgitta e o príncipe Johann Georg de Hohenzollern

Pascal Le Segretain/Getty Images

4 de 4

Birgitta morava em Maiorca, na Espanha

Gianni Ferrari/Cover/Getty Images

De 1961 a 2016, a princesa esteve casada com o príncipe alemão Johann Georg of Hohenzollern, que morreu em 2016. Do matrimônio, os dois tiveram três filhos, sendo eles, Carl Christian, Désirée e Hubertus.

Birgitta foi a segunda filha do príncipe herdeiro Gustaf Adolf e e da esposa Sybilla. Embora seja mais velha do que o irmão, atual rei da Suécia, ela não pôde assumir o comando do trono devido à regra que impedia as mulheres de herdarem o trono sueco.

Foto colorida de rosto de mulher usando plumas - Metrópoles
A princesa Birgitta morreu aos 87 anos

Durante o reinado do irmão, a princesa Birgitta assumiu uma série de funções reais, segundo noticiou o portal britânico Express. Ela perdeu o pai aos 10 anos. O príncipe herdeiro Gustaf Adolf não resistiu a um acidente de avião, em 1947.

Em 2018, Birgitta concedeu entrevista para a revista norte-americana Vanity Fair. Na conversa, a princesa comentou que o irmão possivelmente sentiria inveja de sua liberdade. “As pessoas veem as cerimônias, a beleza das monarquias, as joias e as festas, mas isso não é tudo. A Coroa pesa muito”, disse.

Rainha tem raízes brasileiras

A rainha consorte Silvia da Suécia nasceu na Alemanha em 1943, sendo fruto de um empresário germânico com a brasileira Alice Soares de Toledo. Alguns parentes dela moram na cidade paulista de São João da Boa Vista, onde passou a infância. A integrante da realeza sueca está casada com o rei Carl XVI Gustaf.

Foto colorida de mulher idosa, branca, com roupa azul e cabelo com penteado para trás - Metrópoles
A rainha Sílvia tem sangue brasileiro correndo nas veias

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.