Estudante ganha concurso com criação de logo antirracista para a ONU

A estudante Brenda Gomes Virgens, de 19 anos, venceu o concurso nacional que estampa a logo do novo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 18, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa voluntária do ODS 18 proposta pelo Brasil coloca o combate as discriminações étnico-raciais no centro dos esforços para o desenvolvimento sustentável, reforçando o compromisso com a Agenda 2030.

Brenda é estudante do curso de aprendizagem industrial gráfica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Barueri (SP). Além disso, ela faz um treinamento de design gráfico com um avaliador, pois representa o Senai na Worldskills, maior competição de profissões técnicas do mundo, que reúne 72 países.

A arte feita pela estudante mostra o perfil de uma mulher negra que nos cabelos revela a imagem de um homem indígena, demonstrando a luta étnico-racial. Com a intenção de mostrar a união e força entre culturas e pessoas, a menina deu forma a sua imaginação. Além de ser a logomarca utilizada para estampar o ODS 18, a estudante levou um prêmio de R$ 10 mil

“Escolhi representar um indígena e uma mulher negra (que usei uma amiga como base) para simbolizar a importância de valorizar raízes, tradições e a luta de comunidades historicamente resilientes. Essa conexão entre eles, se entrelaçando, simboliza a importância de união e respeito entre culturas para construir um futuro sustentável e inclusivo.”

Para ela, toda essa união transparece o que representa a ODS 18, onde todos se apoiam e crescem juntos. “Tenho dimensão da importância, mas creio que muita gente não tem ideia da proporção exata e de que essa ODS 18 pode impactar e ajudar em todos os países.”

ODS 18

O 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dedicado à igualdade étnico-racial, é uma iniciativa voluntária do Brasil para o desenvolvimento sustentável e alcance da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem oficialmente 17 ODS.

Dentro das metas inclusas no ODS 18 estão: eliminar a discriminação étnico-racial no trabalho; eliminar as violências contra povos indígenas e afrodescendentes; garantir acesso ao Sistema de Justiça por pessoas negras e indígenas; promover memória, verdade e justiça para a população negra e indígena.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.