INSS realiza mutirão com mais de 700 vagas para perícias de BPC no MA


Os atendimentos serão feitos neste sábado (27) e domingo (28), das 7h às 17h, nas agências da Previdência Social situadas em São Luís, Tutóia e Bacabal. INSS realiza mutirão com mais de 700 vagas para perícias de BPC no MA
Reprodução/TV Mirante
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Perícia Médica Federal (PMF) promovem neste sábado (27) e domingo (28) um mutirão no estado do Maranhão. Foram disponibilizadas 725 vagas para perícias médicas do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência. O objetivo é reduzir o tempo de espera daqueles que deram entrada no requerimento do BPC e aguardam o exame pericial para conclusão da análise do direito ao benefício.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Os atendimentos serão feitos das 7h às 17h, nas agências da Previdência Social situadas em São Luís, Tutóia e Bacabal. Para ser atendido no mutirão é necessário ter realizado o agendamento previamente por meio da Central 135 ou pelo MEU INSS.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O BPC é um benefício da assistência social que é operacionalizado pelo INSS, por isso não é necessário ter contribuído para Previdência Social para ter direito. Podem requerer o BPC idosos a partir dos 65 anos e pessoas de qualquer idade com deficiência. Em ambos os casos, a renda do grupo familiar deve ser de até ¼ do salário mínimo por pessoa (R$ 353). Outro requisito obrigatório para a concessão e manutenção é possuir o CadÚnico atualizado a cada dois anos.
Para os idosos a análise é realizada administrativamente com base nas informações de composição do grupo familiar, renda e do CadÚnico. Já no caso do benefício à pessoa com deficiência é necessário realizar avaliação social e perícia médica.
No caso do BPC, o valor mensal a ser depositado é um salário mínimo (R$ 1.412), não há direito ao décimo terceiro e o benefício também não é revertido em pensão por morte como acontece com os benefícios previdenciários.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.