Testamos: Alimentador Wi-Fi para pets pode facilitar vida de tutores

Alimentador Inteligente da linha Positivo Casa Inteligente foi lançado no dia 20 de dezembro de 2023Reprodução

Uma das grandes preocupações dos tutores que passam o dia fora de casa, ou precisam se ausentar por mais de 24 horas, é a alimentação dos animais de estimação, por isso, ter um alimentador automático em casa pode facilitar muito a vida dessas pessoas, já que, dessa forma, o pet terá sempre sua refeição servida em horários pré-agendados, ou de forma manual, por meio de um aplicativo.

No último dia 20 de dezembro, a linha Positivo Casa Inteligente ganhou um novo integrante, o Smart Alimentador Pet Wi-Fi, o primeiro dispositivo da marca voltado para o cuidado com animais domésticos, e o Canal do Pet teve a oportunidade de testar o produto por alguns dias.

O que o dispositivo pode fazer

Uma série de vantagens e facilidades na hora de cuidar da alimentação dos pets, como a possibilidade de agendar os horários em que as refeições serão liberadas, receber notificações no celular sobre o nível de ração estocado, e definir gravações de mensagens de voz para interação com o pet a qualquer hora, entre outros recursos.

Entre diversas facilidades, o alimentador libera a ração dos animais automaticamente a partir de horários e dosagens predefinidos, permitindo, inclusive, que os tutores monitorem o andamento da alimentação dos animais 24 horas por dia.

O aparelho se conecta ao roteador Wi-Fi da residência e pode ser acessado por múltiplos usuários pelo compartilhamento de controle do produto. O aplicativo pode ser baixado em dispositivos Android e IOS.

O produto também tem compatibilidade com os assistentes Alexa e Google Assistente, — que são vinculadas à conta do usuário diretamente pelo app da Positivo Casa Inteligente. Basta um comando de voz como “Alexa, liberar a ração” para que o alimento do pet seja liberado.

Além dos horários agendados, é possível acionar o modo remoto de alimentação manual para oferecer porções extras de ração ao pet e gravar mensagens de voz de até 30 segundos para serem reproduzidas quando a comida for dispensada — é possível gravar apenas uma mensagem por vez.

O produto ainda identifica o nível de alimento e acende uma luz vermelha para avisar que a ração está acabando, além de enviar lembretes para o usuário, por meio do app.

O armazenamento de ração

O primeiro a se pensar é sobre o armazenamento da ração do animal. O indicado pelas fabricantes e especialistas é que o alimento seja conservado dentro de sua embalagem original; mesmo quando há um recipiente para guardar, a ração deve ser colocada junto a sua embalagem, pois esta é feita de maneira a conservar os nutrientes do alimento por mais tempo, mesmo depois de aberta – até por isso, não é recomendado comprar ração a granel.

Com uma capacidade de até 4 litros, o produto armazena a quantidade suficiente para a alimentação do pet por alguns dias – a depender do porte do animal e a quantidade que ele come. Para cães menores, ou gatos, a dica é deixar uma quantidade menor de ração e ir reabastecendo conforme a necessidade.

O uso do dia a dia

O primeiro passo é montar o aparelho, algo que consideramos bem simples e intuitivo: basta encaixar as peças, colocar o bowl de inox no suporte (as peças também são facilmente removíveis para a limpeza) e ligar na tomada.

O cabo de energia é todo revestido em nylon trançado, o que garante um reforço extra para casos de mordidas acidentais. Além disso, é possível utilizar três pilhas do tipo D para um back-up de energia, em casos de queda de eletricidade.

Ao ligar o dispositivo, é preciso pareá-lo ao aplicativo por meio de Bluetooth e assim conectá-lo à internet, pelo Wi-Fi. Em seguida, o usuário seleciona em qual cômodo da casa o Alimentador estará ligado – algo útil para quem possui mais de um dispositivo da linha, facilitando o controle.

Sobre o seu funcionamento prático, pelo nosso tempo de testes, é possível afirmar que cumpre bem o seu papel. Em nossos testes realizamos as funções básicas, que serão utilizadas na rotina dos usuários, como o agendamento de alimentação e a alimentação manual, para proporcionar porções extras ao pet, cada porção equivale a cerca de 6g de ração.

Pelo app o tutor pode selecionar quantas porções deseja liberar ao longo do dia, agendando os horários de refeição do pet, ou liberá-la manualmente de onde estiver, desde que o produto esteja conectado à internet.

Também é possível liberar porções diretamente pelo aparelho, bastando pressionar por alguns segundo o botão com um cadeado, e, em seguida, apertar rapidamente o botão com o desenho de um osso e um microfone, para que a ração seja liberada — ao pressionar esse botão por cinco segundos, uma luz vermelha irá acender e o tutor poderá gravar uma mensagem de voz de até 30 segundos, que será reproduzida a cada vez que a alimentação for liberada.

Qualquer pessoa com alguma experiência em smartphones poderá utilizar sem nenhuma dificuldade, pois as funcionalidades, tanto do dispositivo, quanto do aplicativo, são bastante intuitivas e fáceis de usar — além de poder utilizar a Alexa ou Google Assistente para liberar o alimento com um simples comando de voz.

A capacidade do produto

O reservatório acoplado ao dispositivo tem capacidade de armazenamento de 4 litros e é à prova de umidade — também conta com um suporte para sílica em gel, que promete manter a ração seca e fresquinha por mais tempo, além de contar com uma trava de segurança, para que o animal não remova a tampa. O dispositivo tem suporte a diferentes tipos de ração, com grãos de 2 a 18 mm.

No vídeo abaixo é dispensado o equivalente a uma porção:

Recebido para teste da Positivo Casa Inteligente. pic.twitter.com/dklt2KPTHi

— Renan T. Silva (@RenanTSilva) January 4, 2024

Para realizar a limpeza basta retirar o compartimento do comedouro e o reservatório de ração para higienizar o produto, além de seguir as orientações do manual de instruções que acompanha a embalagem.

A reação do pet

Um objeto estranho que faz barulho, solta a ração sozinho e até fala, é natural que o animal fique receoso ao primeiro contato, assustado ou até com medo, mas tudo é uma questão de costume (o som não é tão alto, mas é importante lembrar que a audição de cães e gatos é muito mais aguçada do que a dos humanos).

Meu cachorro, por exemplo, ficou com medo do aparelho no primeiro momento, mas, após algumas horas, se alimentou normalmente. Em questão de dias, já estava agindo naturalmente, e até sendo atraído ao ouvir o som da ração sendo liberada.

Para casos em que o pet fique mais receoso, o tutor pode usar a associação positiva para que o pet perca o medo, como sugere o adestrador comportamental André L. Almeida.

A princípio, o adestrador indica que o tutor divida a quantidade que o animal come em porções menores de 15g, espalhadas ao longo do dia, para que gere uma maior repetição de comportamento.

Outra sugestão é servir um alimento que o animal goste mais, como um alimento úmido diretamente na bowl, para que o pet entenda.

“Se o cachorro tem medo, colocar o pote vazio primeiramente, e jogar um petisco ou algo mais saboroso do que a ração. Depois o tutor pode associar o barulho dessa máquina à refeição, o tutor pode até gravar no celular e reproduzir ao pet quando for alimentá-lo. Semelhante ao que é feito com o clicker”, explica André ao Canal do Pet.

Para quem indicamos

De forma prática, o dispositivo é mais indicado para tutores que passam a maior parte do dia fora de casa ou não têm tanto tempo para cuidar da alimentação do animal de estimação.

Servir as refeições do seu pet também é um momento de interação afetiva e de responsabilidade com o animal. É importante não esquecer disso e deixar tudo sob a “responsabilidade” de uma máquina, contudo, é inegável que o aparelho garante uma maior tranquilidade para os dias em que o tutor precisar ficar ausente por muitas horas.

O alimentador pode ser utilizado por cães e gatos, já que as porções podem ser adequadas a diferentes portes de animal. Para cachorros de raças maiores, talvez seja um pouco pequeno, mas ainda é uma opção interessante.

Caso o tutor tenha dúvidas sobre a quantidade ideal de refeições ao dia, ou a quantidade certa de porções, sugerimos que peça a orientação de um médico-veterinário.

O preço sugerido pela fabricante é de R$ 599,99. Pelo aplicativo da Positivo Casa Inteligente é possível comprar o aparelho com 10% de desconto no Pix.

Ficha Técnica do Smart Alimentador Pet Wi-Fi

  • Capacidade do Reservatório: 4 L
  • Número máximo de refeições diárias: 10 vezes
  • Número máximo de porções por refeição: 20 vezes
  • Peso por porção: 5 g +- 10%
  • Tamanho por grão: 2-18 mm
  • Tempo de gravação (voz): 30 segundos
  • Adaptador: entrada CA 100-240V, saída CC 5V
  • Modo de alimentação de emergência: 3 pilhas tipo D (não inclusas)
  • Sensor: falta de comida
  • Material: Plástico ABS e Aço inoxidável
  • Base de carregamento: 100-240 V AC – 12 V 1A DC
  • Dimensões: 174x348x338 mm
  • Peso: 2 Kg

* O Smart Alimentador Pet Wi-Fi foi oferecido como um empréstimo pela Positivo para a realização desta análise, sem valores comerciais envolvidos.

Acompanhe o Canal do Pet também nas redes sociais: Instagram, X (Twitter), FacebookComunidade no Whatsapp.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.