BMW surpreende com novos carros autônomos; entenda como funcionam

A BMW pretende se tornar referência em automação Divulgação/BMW

Os novos modelos BMW e Mini estão sendo produzidos sem a necessidade de motoristas humanos ao volante. Isso é possível graças ao sistema de direção autônoma que permite que os carros concluídos se movimentem de forma independente por rotas predefinidas dentro das fábricas.

O BMW Group está expandindo seu sistema de Condução Automatizada na Fábrica para mais unidades na Europa. Inicialmente testado como programa piloto em 2022, o sistema Automated Driving In-Plant (AFW) foi implementado na maior fábrica europeia da BMW, em Dingolfing, Alemanha.

Expansão do sistema de condução autônoma

Com o sucesso dos testes, a tecnologia foi aprimorada e está pronta para uso em escala industrial. O AFW foi primeiramente aplicado aos sedãs elétricos i5 e i7, em Dingolfing. Atualmente, outros modelos da BMW e o novo Mini Countryman utilizam o sistema para transporte autônomo nas fábricas.

Além de Dingolfing, a BMW está expandindo o uso do AFW para sua fábrica em Leipzig. Nesta unidade, cerca de 90% dos veículos montados serão conduzidos autonomamente desde a linha de montagem. Em 2025, as fábricas de Regensburg e Oxford também implementarão a tecnologia.

A nova planta húngara em Debrecen, destinada à produção do SUV elétrico iX3 de próxima geração, será a próxima a adotar o AFW. Na unidade principal de Dingolfing, os veículos percorrem uma rota de mais de 1 quilômetro sem motorista, incluindo saídas das salas de montagem.

O percurso autônomo também envolve um breve trajeto de testes e chegada à área de acabamento dentro da fábrica. Segundo Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pela Produção, o sistema permitirá registrar milhões de quilômetros de testes.

Funcionamento e infraestrutura tecnológica

O funcionamento do AFW depende de uma combinação de sensores instalados ao longo das rotas. Um modelo de ambiente gerado externamente, com suporte de um planejador de movimento, é utilizado. A infraestrutura inclui a maior instalação de sensores Lidar da Europa.

Essa combinação tecnológica possibilita que os veículos se movimentem com precisão e segurança dentro das instalações. Os planos futuros da BMW envolvem expandir o uso do sistema para outras áreas de produção, incluindo zonas de testes adicionais e áreas de distribuição externas.

A BMW pretende que suas fábricas se tornem referência em automação e digitalização nos processos de fabricação. Essa abordagem prepara o caminho para futuras aplicações da direção autônoma, não apenas dentro das fábricas, mas também em outros ambientes controlados.

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