Governador lamenta morte de jovem após deslizamentos de terra em Salvador; prefeito visitou local da ocorrência

Rapaz de 23 anos morreu soterrado na Saramandaia. Outras quatro pessoas ficaram feridas em um segundo ponto de deslizamento na região. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se solidarizou com a família do jovem de 23 anos morto em um deslizamento de terra no bairro de Saramandaia, em Salvador, nesta quarta-feira (27). São pelo menos duas ocorrências do tipo na localidade, que deixaram ainda quatro pessoas soterradas. Fortes chuvas atingem a cidade desde o fim de semana.
Em publicação na rede social X, o antigo Twitter, o gestor afirmou que recebeu a notícia da tragédia com tristeza e orientou órgãos e secretarias estaduais a se mobilizarem para atuar nas ocorrências, a fim de minimizar os impactos e prestar a assistência necessária para as vítimas e as comunidades atingidas pelas chuvas.
Jerônimo cumpre agenda no interior do estado e pausou o compromisso para se atualizar da situação na capital.
“Nossas equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Sesab já estão trabalhando de forma integrada com o Samu, prestando todo o apoio para atender as vítimas na capital e em outros munícipios da Bahia”, escreveu o governador.
Salvador está em alerta máximo por conta do grande volume de água. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o acumulado de chuva registrado no mês ultrapassou 319 mm. O índice é praticamente o triplo do que era esperado para todo mês de novembro, em que a média histórica era de cerca 108 mm.
Este é também o novembro mais chuvoso desde 1961, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O prefeito da capital baiana, Bruno Reis, esteve na localidade onde os deslizamentos foram registrados. Equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outros órgãos da prefeitura e do governo da Bahia atuam no local.
A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, informou que mantém quatro equipes de ambulancia básica e avançada para atender as vítimas.
Com o temporal, foram registrados deslizamentos de terra em encostas nos bairros periféricos vizinhos de Saramandaia e Pernambués. Até 12h45 desta quarta, há registros de um morto e quatro feridos nestes deslizamentos.
Alerta máximo, sirenes acionadas, feridos e morto: acumulado de chuva em Salvador é o triplo esperado para o mês
LEIA TAMBÉM:
Imóvel localizado na Baixa dos Sapateiros desabou durante temporal em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.