Ações sazonais, resultados duradouros

As datas sazonais são um verdadeiro “campo de batalha” no marketing e nas agências de propaganda. E algumas brigam entre si, como Black Friday e Natal.

A primeira se tornou um grande desafio para o varejo e muitos empresários estão repensando as estratégias, para não sucumbir à pressão de descontos exagerados e manter o equilíbrio dos negócios.

Nessa guerra, alguns cuidados estratégicos podem comprometer ou alavancar os resultados. Evitar deslizes básicos é essencial para aproveitar todo o potencial dessas datas e gerar um impacto real e significativo nas vendas.

Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e execução de ações sazonais de marketing, adquiri um profundo entendimento das estratégias mais eficazes para engajar consumidores em momentos-chaves do ano. Compartilho algumas dicas sobre como aproveitar as sazonalidades de forma inteligente.

O todo poderoso planejamento

No mundo digital, onde as tendências mudam rapidamente, planejar suas campanhas sazonais com antecedência não é apenas uma boa prática — é uma necessidade. “Fail to plan, plan to fail.”

Disse Ted Ketterer, diretor sênior de marketing da Coca-Cola no Brasil: “Isso exigirá que os profissionais de marketing sejam altamente empáticos, adaptáveis e guiados por uma visão ética, sempre colocando o consumidor no centro de suas estratégias”.

A maioria das campanhas de sucesso começam com uma boa estratégia. Se você deixar tudo para última hora, a execução será atropelada pela pressa e o resultado será uma campanha sem personalidade.

Use dados para prever comportamentos e alinhe toda a equipe para garantir que a execução seja impecável. Isso inclui personalização de conteúdo, definição de canais e recursos necessários.

A falta de personalização na segmentação

O marketing moderno exige segmentação precisa e personalização. Mensagens genéricas não funcionam em tempos de marketing de nicho.

Use dados de comportamento e preferências para criar campanhas direcionadas, garantindo que a mensagem chegue à pessoa certa, no momento certo, com a oferta certa, apoiada por remarketing e automação.

Focar exclusivamente em descontos

Descontos podem atrair, mas os clientes buscam mais do que preço baixo. A experiência e percepção de valor influenciam a compra. Focar apenas em descontos pode gerar “clientes transacionais”, sem vínculo com a marca.

Ofereça algo único, como experiências exclusivas, produtos personalizados ou campanhas com impacto social alinhados aos valores da sua marca.

Sempre defendo uma abordagem mais emocional e estratégica para as datas sazonais, com foco em experiência, valor percebido e fidelização, em vez de apenas ofertas agressivas de preços.

Não ignore o pós-venda

O marketing sazonal não termina quando o cliente clica em “finalizar compra”. O pós-venda é uma extensão vital da jornada do cliente. A maior parte da fidelização ocorre após a compra, com ações que fortaleçam o relacionamento.

Cuidado com os dados em tempo real

No marketing digital, agilidade é essencial, especialmente em campanhas sazonais. Ignorar dados em tempo real é como dirigir sem GPS: você pode até chegar ao destino, mas sem otimizar o caminho.

Utilize ferramentas de analytics para monitorar a performance das campanhas e ajuste rapidamente a segmentação, criativos ou orçamento, se necessário. Em marketing, quem tem dados, tem poder.

Seguindo esses princípios e adicionando boas doses de criatividade, sua marca estará pronta para aproveitar ao máximo as oportunidades sazonais e criar vínculos duradouros com os clientes.

No marketing moderno, o segredo está em conectar, personalizar e inovar. Com essas estratégias, você estará no caminho certo para alcançar resultados impressionantes e deixar uma marca inesquecível.

Alessander Bellaver é gerente de Marketing e Vendas da Ginco Urbanismo

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