As inspirações por trás dos looks de Elphaba e Glinda em Wicked

As inspirações por trás dos looks de Elphaba e Glinda em WickedDA REDAÇÃO

O

figurino é um complemento essencial para contar histórias no cinema e no teatro e, quando falamos deWicked, sabemos que os looks deElphabaeGlindasão icônicos, até porque escancaram suas distintas personalidades. Para o filme estrelado porCynthia ErivoeAriana Grande, o figurinistaPaul Tazewell, conhecido também por seu magnífico trabalho em musicais da Broadway, trabalhou com cerca de 70 artesãos e criou mais de mil figurinos (somando as duas partes do filme). Ele conta quais foram as inspirações para as roupas das protagonistas e quais mensagens queria transmitir através delas.

Paul Tazewell afirma, em entrevista aTeen Vogue, que sua abordagem para Elphaba foi expressar visualmente sua conexão com a natureza. “Essa conexão com a natureza se relaciona à sua defesa dos animais. Eu procurei muitas texturas e linhas de desenhos de raízes, cascas, cogumelos e todas as coisas que você vê ao redor de um tronco em uma floresta – o mistério e a beleza disso e como se relacionam com ela como personagem. Decidi utilizar preto como sua cor principal, e parte disso vem do originalO Mágico de Oz, mas parte também faz sentido com a personalidade dela e sua própria história. A gente pensa em jovens que tendem a se vestir com cores escuras para se mostrarem ‘mais dramáticos’ ou ‘afastar as pessoas’, mas é sobre encontrar seu próprio caminho. Para ela, tinha a ver com o luto pela sua mãe, que ela perdeu muito cedo, e, assim, a cor se tornou sua marca registrada.”

Continua após a publicidade

Já para Glinda, não poderia faltar seu vestido ‘bolha’, que aparece no início do filme. “Nós tivemos artistas incríveis envolvidos que descobriram como projetar esse vestido, que faz uma referência ao vestido rosa deBillie Burke[emO Mágico de Oz], mas criando a nossa própria versão. Foram tantas mãos trabalhando nisso. A camada de cima foi feita em organza de seda, mas, quando você o abre, é quase como se fosse um vestido de festa do estilista Charles Jarmes, com uma saia de aro por baixo.”

“E criá-lo para Ariana Grande para que ela pudesse usá-lo e flutuar pelo espaço. Para a coroa dela, eu imaginei que ela carregava bolhas e como as bolhas girariam ao redor da sua cabeça”, completa o designer.

O armário de Glinda veio com diferentes tonalidades de rosa, o que foi uma escolha inspirada na personagem que aparece no filmeO Mágico de Oz, já que no musical da Broadway ela também tem um memorável vestido azul. Para a cena da festa noOz Dust, a escolha do figurinista foi um vestido rosa misturado com laranja em um efeito ombré. “Foi inspirado em um banco de rosas que eu encontrei no Regent’s Park, em Londres, o que foi extremamente inspirador para mim, então usei isso como ponto de referência”, declara o figurinista.

Mas todo esse processo não foi nada fácil; o vestido rosa blush da Glinda e o chapéu pontudo da Elphaba são provas disso, já que passaram por várias tentativas e erros até atingirem um resultado ideal. “Funcionalidade é uma grande prioridade para mim quando estou desenhando figurinos. Eles têm que conseguir ganhar vida, então precisam encaixar perfeitamente no ator e cumprir tudo o que precisa visualmente, mas também ter movimento”, acrescenta Paul Tazewell.

Continua após a publicidade

E ele conta que todos os detalhes foram muito bem pensados, viu? O sapato de cristal que era da mãe de Nessarose e Elphaba, por exemplo, é como se fosse um tornado, que sobe em espiral pelo calcanhar e se abre no pé.

“Eu queria que Ariana e Cynthia se sentissem bonitas em tudo o que elas usassem. Queria atingir silhuetas perfeitas para elas. Parte disso foi utilizar espartilhos e dar a elas o suporte para que os vestidos ficassem pendurados da maneira certa. É quase como se tivessem sido desenhados ou renderizados – como animação – mas, na verdade, são reais”, conclui.

Em vídeo publicado pelo perfil oficial do longa no Instagram, conseguimos ver detalhes dos looks, e Ariana Grande dizendo: “Cada peça criada para esse filme é uma obra de arte”.

Continua após a publicidade

Será que teremos Paul Tazewell indicado ao Oscar de Melhor Figurino no ano que vem?

Publicidade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.