Saiba como descobrir vazamento de gás em casa e o que fazer


Nesta semana jovem morreu no Paraná após explosão em apartamento. Bombeiros suspeitam que a causa do acidente seja vazamento de gás. Corporação dá dicas e cuidados essenciais. Bombeiros explicam como descobrir e o que fazer em casos de vazamento de gás
Vazamentos de gás são perigosos e podem provocar explosões, incêndios e asfixia. O risco vale tanto para os botijões, quanto imóveis com gás encanado.
Nesta semana um jovem morreu após uma explosão no apartamento onde morava em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. A suspeita do Corpo de Bombeiros é que o acidente foi causado por um vazamento de gás.
O g1 conversou com o Corpo de Bombeiros em busca de orientações sobre como a população pode identificar vazamentos e como proceder ao encontrar o problema. Veja as dicas a seguir e assista ao vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
No caso de botijões, é possível aplicar espuma de sabão sobre a válvula. Se borbulhar, é porque há vazamento.
Mas, de modo geral, o sinal mais fácil de ser identificado em casos de vazamento de gás é o próprio cheiro.
Em caso de vazamento, a primeira orientação é fechar o registro de gás e chamar o Corpo de Bombeiros imediatamente ao sentir cheiro ou verificar a soltura de alguma das mangueiras do sistema. O contato pode ser feito pelo telefone 193.
“Tente encontrar a origem desse vazamento. Se for próximo ao fogão, você pode desligar o registro que leva o gás até o fogão; se você constatar que o vazamento é de outra origem, você pode desligar os registros do abastecimento de gás da residência inteira”, destaca o Tenente Adonis Bacuri.
Desligar a chave geral de eletricidade e não acionar interruptores, retirar do local os materiais combustíveis que puder, não acender fósforos e isqueiros e abrir portas e janelas também estão entre as dicas, caso seja seguro aplicá-las.
O Major Jorge Augusto também orienta que, no caso de botijões, se possível, o ideal é levá-lo até algum lugar ventilado.
“No caso do gás encanado, há válvulas de segurança que devem ser fechadas tão logo você perceba o vazamento”, afirma ele.
Leia também:
Chuvarada: Deslizamento interdita BR-277 no litoral
Toledo: Casais de gêmeos idênticos oficializam casamento
Investigação: Mãe de jovem que morreu após explosão diz que avisou imobiliária sobre cheiro de gás
Saiba o que fazer em casos de vazamentos de gás em casa
Corpo de Bombeiros
Cor da chama do fogão
A cor da chama do fogão também pode ser um indicativo de problemas no sistema e de geração do monóxido de carbono.
Os bombeiros explicam que o monóxido de carbono é gerado pela queima incompleta do combustível. Isso pode acontecer pela falta de manutenção dos queimadores dos aquecedores e por função da falta de ventilação adequada nos ambientes onde estão instalados.
Além de explosões, vazamentos de gás podem gerar intoxicações e asfixias.
“O gás tem uma característica singular de não apresentar cheiro nem gosto. A pessoa inala o gás sem perceber qualquer anormalidade. Quando a intoxicação chega a um determinado nível, pode ocorrer o desmaio da vítima e provavelmente ocorrerá a morte”, explica o Corpo de Bombeiros do Paraná.
“Se a chama apresentar coloração azul é sinal que os queimadores estão regulados e a combustão está sendo completa e não deverá estar sendo produzido o gás letal. Se a chama apresentar coloração amarela é sinal que os queimadores estão sem regulagem e a combustão não está sendo completa e o gás monóxido está sendo produzido e, neste caso, há risco à saúde. O aquecedor deve ser submetido imediatamente à manutenção”, destaca a corporação.
Cor da chama do fogão pode ser um indicativo de geração de monóxido de carbono.
Reprodução/Corpo de Bombeiros
Cuidados com o gás de cozinha
Manutenção deve estar em dia para evitar vazamentos de gás, alertam bombeiros
Tanto o Tenente Adonis Bacuri, quanto o Major Jorge Augusto ressaltam que o principal cuidado a ser tomado em relação ao gás de cozinha é manter a manutenção do sistema em dia.
“De uma maneira geral, o gás é seguro, mas deve ser instalado com profissionais capacitados e qualificados. E periodicamente deve haver manutenção em equipamentos, mangueiras e válvulas desses equipamentos”, reforça o major.
A corporação também disponibiliza alguns cuidados básicos a serem tomados com botijões. Veja abaixo:
Nunca deite o botijão de gás e nem o coloque em local fechado;
Não coloque qualquer tipo de dispositivo no regulador de gás como, por exemplo, manômetros para verificar a pressão;
Nunca use mangueira de gás diferente da aprovada pelo Inmetro. O tamanho da mangueira também não pode ser aumentado, então nem pense em fazer extensões juntando várias delas. “Gambiarras” não combinam com GLP;
Nunca passe a mangueira por trás do forno, o calor pode derretê-la e causar acidentes;
Ao trocar o botijão, não deixe nenhuma chama acesa e nunca, jamais, em tempo algum tente ver se há vazamento usando um fósforo aceso;
Nunca aqueça o botijão para que ele “renda mais”;
Atenção na compra do produto: ao comprar botijão de gás, é importante que tanto o caminhão de entregas quanto o botijão tragam, claramente, a mesma marca da distribuidora. Todo botijão de gás deve trazer um lacre sobre a válvula que não pode estar violado e deve apresentar, também, a marca da distribuidora. Recuse botijões muito amassados, enferrujados e com as alças soltas.
Como instalar botijão de gás
O Corpo de Bombeiros do Paraná orienta que, para instalar um botijão de gás, é preciso usar uma mangueira de gás e um regulador de pressão de gás aprovados pelo Inmetro.
“A mangueira é transparente com uma tarja amarela e traz a inscrição NBR8613 e a data de validade. O regulador de pressão tem a marca Inmetro gravada e é válido por cinco anos, após o que precisa ser substituído”, explica a corporação.
A instalação deve ser feita rosqueando a borboleta do regulador na válvula.
“Não use ferramentas para fazer isso, apenas as mãos. Para ver se há vazamento, faça espuma de sabão e aplique sobre a válvula. Se a espuma borbulhar é porque há vazamento. Repita a operação. Não se assuste com um pequeno vazamento, o gás não é venenoso e o botijão não irá explodir. Entretanto, caso o vazamento persista, é importante remover o botijão para um lugar ventilado e chamar a empresa distribuidora”, orienta.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Campos Gerais e Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.