Chef japonês encanta e assusta turistas ao colocar mão no fogo para preparar pratos; veja vídeo


Toyo mergulha a mão direita em um balde com gelo e água e, em seguida, manuseia pedaços de peixe dispostos em uma chapa envolta em chamas. Preparo da comida assusta turistas, mas atrai clientes. Chef japonês impressiona ao colocar mão no fogo ao preparar atum
Colocar a mão na massa (neste caso, no fogo) é o lema do chef de cozinha Toyo – que encanta e assusta quem visita seu restaurante, Izakaya Toyo, em Osaka, no Japão. Com bom-humor, o dono do estabelecimento recebe seus clientes, a maioria turistas, e coloca a mão em labaredas altas vindas de uma chapa de ferro, sem se machucar.
A técnica não tem mistério, garante Toyo, que conta alternar mergulhos de sua mão direita em um balde com gelo e água e, em seguida, mexer no peixe envolto em chamas vindas de um maçarico (vídeo acima).
O músico brasileiro Gabriel da Muda presenciou o preparo com pirotecnia e afirmou que se trata de uma espécie de espetáculo, executado dentro de um restaurante sem muito glamour.
“Quando ele liga o fogo, todo mundo sai das mesas para poder gravar. É uma atração turística mesmo. O cara é um showman, uma loucura. Ele coloca a mão no gelo e no fogo. Isso é uma técnica usada por muitos cozinheiros. É sensacional. E ele é simpático pra caramba, fica gritando, é engraçado. Eu achei fantástico”, disse Gabriel ao g1.
Toyo já participou de um documentário em que fala sobre comida de rua, um dos fatores que levou turistas ao seu restaurante em um primeiro momento. A popularidade é nítida, já que filas se formam antes do restaurante abrir.
“A gente chegou 45 minutos antes de abrir e, mesmo assim, pegamos fila. Ficamos em pé numa mesa compartilhada, uma banqueta. A gente pedia e chegava quase que imediatamente. A comida estava muito boa, muito fresca”, contou Gabriel, que esteve acompanhado de sua esposa no restaurante.
“A gente pediu os sashimis de atum e vem também com uma porção de Kurama, que é ova de salmão. Eu nunca comi nada igual na minha vida. Eu achava que conhecia ova de salmão e não conhecia. Conheci aqui, confesso. A gente pediu o atum que ele faz no fogo também, foi o gran finale. Esse demora mais um pouco porque ele faz em porções. Ele faz o show dele, fica preparando na hora”, completou.
Gabriel contou ainda estar encantado com a gastronomia do Japão e diz estar descobrindo costumes locais de que não fazia ideia.
“Uma curiosidade é que eles têm um agradecimento especial para comida. Quando a comida chega, você não agradece com ‘arigatô’. Você agradece de outra forma. Me parece que é mais uma prova de respeito pela comida. Achei isso muito bacana”.
Toyo com o maçarico que usa para preparar comida
Arquivo Pessoal
Músico brasileiro Gabriel da Muda com Toyo
Arquivo Pessoal
Comida consumida no Toyo Izakaya
Arquivo Pessoal
Adicionar aos favoritos o Link permanente.