Casa giratória construída em sítio de SC completa uma volta em 8 minutos, diz proprietário; VÍDEO


Residência atrai visitantes, que podem apertar botão para fazer a construção girar. ‘A gente nota que está girando, mas não atrapalha nada’, diz empresário. Time lapse mostra casa giratória em Gaspar, SC
A casa que atrai visitantes por girar ao simples acionamento de um botão em Gaspar, no Vale do Itajaí, pode completar uma volta em apenas oito minutos, segundo o empresário Edevaldo Rocha, de 73 anos, que idealizou a estrutura movida a motor elétrico (assista e conheça o imóvel acima).
“Ela pode dar uma volta rápida. A mais demorada leva 20 minutos”, conta. Segundo o proprietário, que a construiu há seis anos, o movimento não atrapalha quem está dentro da propriedade.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Edevaldo comenta que a residência da família, aberta ao público, gira para os dois lados e pode parar na posição que o controlador desejar. “Se tiver festa, ela para virada na área de festas”, comenta.
“É uma casa normal. Para girar, aperte o botão. Funciona qualquer dia, está ligado direto. Quando estou em casa, com muito orgulho abro a porta para mostrá-la”, afirmou.
Casa giratória em Gaspar, no Vale do Itajaí, SC
Reprodução/Edevaldo Rocha
A casa está localizada no bairro Gasparinho, em um sítio no interior do município onde o empresário passa a maior parte do tempo. Ele, no entanto, não mora no local.
Como funciona
O mecanismo que faz tudo funcionar envolve engrenagens e rolamentos. A casa está em cima de uma base que gira ao ser acionada. A estrutura conta ainda com uma varanda e área de festa, mas apenas o imóvel se move (assista abaixo).
Com quarto, cozinha, sala e outros cômodos, o interior é semelhante a qualquer outra residência da região.
“Se você olhar é uma casa normal, ali em cima ela gira, em cima dessa base. Tem uma varanda, área de festa, mas gira só a casa”, explicou.
Velocidade real que a casa giratória gira em Gaspar, no Vale do Itajaí, SC
Como surgiu
A ideia da residência que faz movimentos circulares surgiu após um diálogo entre apostadores. O desafio foi lançado depois da resposta de Rocha ao familiar que havia se impressionado com um restaurante giratório.
“Falei que isso não era difícil fazer. Ele duvidou de mim, eu disse ”vou fazer'”, declarou.
Uma semana depois, ele começou a construção, que durou quatro meses, e ganhou um churrasco com chope, pagamento da aposta.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.