Lautaro define vitória da Argentina sobre Peru e se iguala a Maradona

Lautaro Martínez (22, ao centro) celebra o seu gol, que definiu o 1 a 0 da Argentina sobre o PeruFopto: Marcelo Endelli/Getty Images

O Peru preparou uma retranca diante da Argentina no duelo desta terça-feira, 19/11, pela 12ª rodada das Eliminatórias da América do Sul. Em La Bombonera, lotada, os Hermanos martelaram no primeiro tempo, mas não conseguiram furar o bloqueio peruano. Contudo, aos dez minutos da etapa final, após uma grande jogada de Messi, Lautaro Martínez fez um golaço de voleio, que valeu o ingresso e definiu a magra vitória por 1 a 0, onde apenas uma seleção realmente queria jogar. Este foi o gol 32 do artilheiro pela seleção. Assim alcança Maradona como 5º maior goleador da Argentina.

Além disso, o jogo marcou uma estreia na Argentina: o atacante Giuliano Simeone entrou na vaga de Lautaro aos 35 minutos da etapa final. O jogador do Atlético de Madrid é filho de Diego Simeone, ex-jogador da seleção argentina e atual treinador do Atlético de Madrid.

Com essa vitória, a Argentina chega aos 25 pontos, mantendo a liderança das Eliminatórias sul-americanas. Por outro lado, o Peru segue longe da zona de classificação, e até mesmo da repescagem (7º lugar), com apenas sete pontos em 12 jogos. Até o momento, marcou apenas três gols na competição e voltou à lanterna.

Primeiro tempo: Argentina não marca

A Argentina tomou a iniciativa desde o início, assustando em finalização de Tagliafico aos dois minutos. Com o Peru fechado, os Hermanos dominaram a intermediária. O volante Mac Allister apareceu pelo menos duas vezes na área como elemento-surpresa, mas falhou no arremate. A primeira grande chance foi de Álvarez, aos 20. Recebeu de Lautaro Martínez e chutou. Porém, a bola foi na trave direita de Gallese.

O Peru, mesmo com dois atacantes (Guerrero e Valera), não assustava. Com 30 minutos, a Argentina já ostentava 76% de posse e 4 a 0 em finalizações. Mas sem sucesso nos arremates. Na reta final, Mac Allister perdeu mais uma chance e Enzo Fernandez quase concluiu a primeira grande jogada de Messi, uma assistência que o companheiro chegou um pouco atrasado.

Segundo tempo: Lautaro decide

Aos dez minutos, a Argentina, enfim, conseguiu furar a retranca peruana. Messi recebeu pela esquerda, fez das suas, saindo da forte marcação, e cruzou com precisão. Melhor do que o cruzamento foi o voleio de Lautaro Martínez, que não deu chances para Gallese.

Dessa forma, a Argentina saiu na frente, mais justo diante de um Peru que, até então, não havia conseguido realizar um único chute — nem no alvo, nem fora. Aliás, o fez pela primeira vez, aos 30 minutos, com Peña, um chute que quase saiu do estádio. Com a vantagem no placar e diante de um rival medroso, que, aliás, não ocupa a lanterna da competição por acaso, a Argentina manteve a posse de bola. Assim, tocou a bola de forma tranquila, como se fosse um jogo-treino, esperando o momento certo para ampliar a vantagem.

Próximos jogos

Agora as seleções voltam a campo apenas em março de 2025. No dia 20, os argentinos visitam o Uruguai. Na mesma data, o Peru recebe a Bolívia.

ARGENTINA 1×0 PERU

12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo Local: La Bombonera, Buenos Aires (ARG) Data: 19/11/2024 ARGENTINA: Dibu Martínez; Montiel (Nehuen Perez, 31’/2ºT), Balerdi (Medina, 44’/2ºT), Otamendi e Tagliafico; De Paul (Lo Celso, 35’/2ºT), Enzo Martínez e Mac Allister (Paredes, 44’/2ºT); Messi, Álvarez e Lautaro Martínez (Giuliano Simeone, 35’/2ºT). Técnico: Lionel Scaloni. PERU: Gallese; Zambrano, Araujo e Callens; Polo (Quispe, 40’/2ºT), Jesús Castillo, Sonne (Bryan Reyna, 28’/2ºT), Peña (Rivera, 40’/2ºT) e Advíncula; Paolo Guerrero (Lapadula, 18’/2ºT) e Valera (Flores, 28’/2ºT). Técnico: Jorge Fossati. Gols: Lautaro Martínez, 10’/2ºT (1-0) Árbitro: Wilmar Roldan (COL) Auxiliares: John Leon (COL) e John Gallego (COL) VAR: Yadir Acuña (COL) Cartões amarelos: Miguel Araújo, Zambrano (PER) Cartões vermelhos:

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.