Após vistoria em bairros, CPI solicita que empresa de água e esgoto de Limeira repare problemas em asfalto


Afirmação foi feita durante reunião da Comissão sobre serviços da concessionária responsável. CPI visita três bairros onde a BRK foi notificada a realizar reparos no asfalto
Câmara de Limeira/Reprodução
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Prefeitura de Limeira (SP) quanto aos serviços prestados pela concessionária de água e esgoto, BRK Ambiental, visitou bairros da cidade e notificou a empresa a realizar reparos na pavimentação nesta terça-feira (5).
Um pedido de prorrogação da CPI, iniciada em 2023, foi aprovado na Câmara nesta segunda-feira (4).
Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
As notificações apontam a necessidade de recuperação asfáltica em áreas que passaram por intervenção nas redes de água e esgoto. O afundamento ao redor dos poços de visita ou de valas foi observado pelos vereadores.
O objetivo da vistoria, realizada no Residencial Rubi, da Rua Pedro Elias e da Avenida Souza Queiroz, foi identificar pontos da cidade que são alvo de notificações realizadas pela Prefeitura à empresa em razão da má restauração do asfalto.
A concessionária informou que executa mais de 3,8 mil serviços de recapeamento por ano em Limeira. – Leia mais, abaixo.
Foram 48 ofícios enviados pela Prefeitura de Limeira à concessionária para realização de reparos.
Câmara de Limeira/Reprodução
Ao todo, foram 48 ofícios enviados pela Prefeitura à concessionária para realização de reparos. Veja, abaixo, alguns dos apontamentos feitos durante as diligências da comissão:
CPI: Desnível ao redor de um poço de visita de esgoto no Residencial Rubi, na Rua Luís Guilherme Boim.
BRK: explicou que, apesar do reparo no asfalto feito pela concessionária, o afundamento é provocado por problemas da compactação do solo, ainda quando o residencial foi construído.
CPI: Na Rua Pedro Elias, há uma parte da via também com marcas de intervenção desde que foi realizada uma obra de ampliação da rede de água no bairro Jardim Vista Alegre, em dezembro de 2018.
BRK: A empresa explicou que no trecho em que há algumas trincas ou afundamento o problema é gerado pelo escoamento de água das chuvas e infiltração do solo.
CPI: Na Avenida Souza Queiroz, a comissão observou imperfeições.
BRK: Segundo a concessionária, imperfeições são causadas pelo acúmulo de água das chuvas na via e infiltração no asfalto.
Durante a visita a alguns desses locais, o gerente de Operações da BRK Ambiental, Alexandre Oliveira, informou que a concessionária executa mais de 3,8 mil serviços de recapeamento por ano; desses, cerca de 1% corresponde a recomposição do asfalto por necessidade de manutenção, por exemplo.
Próxima oitiva
No dia 12 de março, às 9h30, a CPI realiza oitiva com o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi. As reuniões no Plenário Vereador Vitório Bortolan são transmitidas ao vivo pelos canais de comunicação do Legislativo, no Youtube, Facebook e site.
CPI da Elektro em reunião nesta terça, na Câmara de Limeira
Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.