Pai de adolescente que atropelou irmã de dupla sertaneja pode responder por crime por deixar filho dirigir ciclomotor; entenda


Maria Helena Macedo Inácio foi atingida na noite de sábado (16), em Mococa (SP). Ela não resistiu e morreu na madrugada deste domingo (17). Caso é apurado como homicídio culposo. Idosa de 75 anos morre atropelada por bicicleta motorizada em Mococa
O pai do adolescente de 12 anos que atropelou com um ciclomotor a aposentada Maria Helena Macedo Inácio, de 75 anos, pode responder pelo crime de entregar um veículo a uma pessoa não habilitada, segundo o delegado Mauro Bacci.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A idosa, que era irmã da dupla sertaneja Magno e Marciel, foi atingida na Rua Pernambuco no sábado (16) e chegou a ser internada, mas morreu no domingo (17).
O caso é investigado pela Polícia Civil como homicídio culposo (quando não há intenção de matar) na direção de veículo automotor.
LEIA TAMBÉM: Irmã da dupla sertaneja Magno e Marciel morre após ser atropelada por ciclomotor dirigido por adolescente
Maria Helena Macedo Inácio morreu após ser atingida por ciclomotor dirigido por adolescente em Mococa
Gabriel Delena/Jornal Meio Dia
Investigação
Segundo o delegado, o adolescente estaria em uma velocidade incompatível com a via quando atingiu a vítima, mas isso ainda será apurado. O ciclomotor foi apreendido e será periciado. O g1 não conseguiu contato com a defesa de pai e filho.
“Em tese o pai pode incorrer no crime de entregar a pessoa não habilitada o veículo automotor. Com relação à responsabilidade criminal do menor, o promotor de Justiça que vai receber o nosso expediente com as oitivas das testemunhas, laudos periciais e que vai deliberar qual é a medida que ele vai propor em relação ao caso”, afirmou.
Pelo Código de Trânsito brasileiro, para dirigir ciclomotor é necessário ter CNH da categoria A, que é a mesma exigida para conduzir motocicletas. O crime de entregar veículo a pessoa não habilitada pode resultar em uma pena de seis meses a um ano de prisão ou multa.
Ainda segundo o delegado, pai e filho foram informalmente no Plantão Policial e devem prestar depoimento.
O delegado Mauro Bacci investiga a morte de idosa em Mococa
Reprodução/EPTV
Idosa voltava da missa
A idosa voltava da missa acompanhada da filha e, quando atravessavam a Rua Pernambuco, a vítima foi atingida pelo ciclomotor.
“A vítima idosa, acompanhada da filha, saiu de trás de um carro e, segundo o adolescente, ele não teve condições de esboçar qualquer reação e lamentavelmente atropelou a senhora e feriu a filha”, afirmou o delegado.
A idosa caiu no chão de lado e bateu a cabeça. A filha disse que ela também teve uma fratura na perna direita.
Mais notícias:
ACIDENTE: Irmãos morrem após motos colidirem durante manobras em terreno na zona rural de Rio Claro
COLISÃO: Cantor que morreu em acidente no interior de SP tinha vencido câncer após autotransplante; relembre
Uma testemunha que viu o atropelamento ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ela foi levada para a Unidade de Pronto-Atendimento.
Durante a madrugada deste domingo (17) ela não resistiu aos ferimentos e morreu no Centro de Tratamento Intensivo.
O adolescente não se feriu e o ciclomotor foi apreendido. Segundo o boletim de ocorrência, no momento da apresentação da ocorrência, o pai do garoto tentou coagir uma testemunha e antes disso desobedeceu uma equipe da PM.
O corpo de Maria Helena foi enterrado nesta segunda-feira (18), no Cemitério Municipal.
VEJA TAMBÉM:
Corpo de cantor que morreu em acidente em Araraquara será enterrado em São Carlos
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.