Criciúma 1 ano após acesso: títulos estaduais, chegada de Bolasie e aposentadoria de Eder

O dia 18 de novembro de 2023 está marcado na história do Criciúma. Em um dia com muita chuva e festa da torcida carvoeira no estádio Heriberto Hülse, a equipe garantiu o retorno para a Série A do Campeonato Brasileiro, na 37ª rodada, após vencer o Botafogo de Ribeirão Preto por 3 a 0. Eder, Fellipe Mateus e Felipe Vizeu marcaram os gols da partida.

Nesta segunda-feira (18), completa um ano do dia que o Tigre carimbou o retorno à elite nacional após dez anos sem jogar a primeira divisão. Mas o que aconteceu durante esse período? Confira na reportagem do ND Mais:

Hegemonia estadual

A temporada do Criciúma em 2024 iniciou com a comemoração de um título. Em jogo único contra o Marcílio Dias pela Recopa Catarinense, o Tigre venceu por 2 a 0 e levantou a primeira taça do ano. O jogo seguinte, na primeira rodada do Campeonato Catarinense, foi um jogo de grande dominância por parte do Tigre e goleou o Figueirense por 4 a 1.

Após terminar a primeira fase na primeira colocação, a emoção tomou conta dos jogos do Criciúma no mata-mata do Catarinense. Nas quartas de final, com Gustavo defendendo pênalti no final do segundo jogo, o Tigre eliminou o Hercílio Luz.

As defesas de pênalti do goleiro também foram cruciais na semifinal contra o Barra. Após empate no agregado, Gustavo defendeu dois pênaltis na disputa por pênaltis e o Criciúma classificou por 4 a 3.

Na final, um reencontro contra o Brusque, adversário da final do ano anterior. Após vencer por 2 a 1 no Gigantão das Avenidas e empatar por 1 a 1 no Majestoso, o Tigre conquistou seu 12º título estadual e o 2º consecutivo.

Mosaico da torcida do Criciúma mostrando um tigre sentado e taças ao redor

Torcida do Criciúma em mosaico na final do Campeonato Catarinense – Foto: Celso da Luz/Criciúma

O retorno a Série A e a chegada de Bolasie

Em 2024, o Criciúma com um olhar maior para o mercado estrangeiro, contratou o português Tobias Figueiredo (zagueiro), o venezuelano Wilker Angel (zagueiro), o colombiano Yerson Candelo (lateral-direito) o peruano Miguel Trauco (lateral-esquerdo), o uruguaio Baltasar Barcia (volante) e a equipe surpreendeu ao anunciar o atacante congolês Yannick Bolasie que fez carreira por clubes do futebol europeu.

Bolasie estreou pelo Tigre apenas no primeiro jogo do Campeonato Brasileiro, contra o Juventude. Após o empate por 1 a 1, uma notícia fez o planejamento da equipe mudar. O atacante Renato Kayzer, que estava por empréstimo do Fortaleza e era um dos artilheiros da temporada, precisou retornar a equipe cearense.

Atacante Bolasie comemorando os dois gols contra o Vasco

Bolasie comemorando os primeiros gols com a camisa do Tigre – Foto: Celso da Luz/Criciúma

Após dois empates, a primeira vitória na Série A aconteceu na 3ª rodada, em goleada por 4 a 0 contra o Vasco, em São Januário. Com gols de Meritão, Fellipe Mateus, dois gols de Bolasie e mais uma defesa de pênalti de Gustavo, o Tigre causou a demissão do técnico da equipe cruz-maltina, Ramon Diaz.

A aposentadoria de um ídolo do Criciúma

A vitória contra o Atlético Mineiro por 2 a 1, na 21ª rodada, marcou a despedida do atacante e ídolo da equipe tricolor, Eder. O camisa 23 retornou a equipe em 2023 e era uma das peças de confiança do treinador Cláudio Tencati.

No retorno, Eder marcou 11 gols em 2023 e 4 gols em 2024 e conquistou dois títulos do Campeonato Catarinense, uma Recopa Catarinense e foi peça-chave da equipe no retorno para a primeira divisão nacional. Dias depois ele foi anunciado como coordenador técnico da equipe.

Com faixa de capitão e o uniforme preto, Eder aposentou durante a temporada

Eder, ídolo do time, aposentou durante o ano – Foto: Celso da Luz/Criciúma

A luta pela permanência na primeira divisão

O principal objetivo do Criciúma para o Campeonato Brasileiro foi permanecer entre os 16 melhores times para garantir a permanência para 2025.

Com um campeonato que contou com bastante jogos atrasados, por conta da Copa do Nordeste, Sul-Americana e as enchentes que atingiram cidades do Rio Grande do Sul, os times chegaram ao mesmo número de jogos apenas no último dia 16 de novembro após Athletico Paranaense e Atlético Mineiro se enfrentarem.

Faltando cinco jogos para acabar o campeonato, na tabela o Tigre está na 16ª posição com 37 pontos, mesma pontuação do Juventude, time que abre a zona do rebaixamento, mas pelo saldo de gols ser maior, a equipe catarinense não está no Z4.

Confira os próximos jogos do Criciúma:

x Vitória – 34ª rodada (Heriberto Hülse) – 20/11 – 16h30

x Fluminense – 35ª rodada (Maracanã) – 26/11 – 19h

x Corinthians – 36ª rodada (Heriberto Hülse) – 30/11 – 19h30

x Flamengo – 37ª rodada (Heriberto Hülse) – 05/12 ou 06/12 – ainda sem horário definido

x Bragantino – 38ª rodada (Nabi Abi Chedid) – 08/12 – ainda sem horário definido

Adicionar aos favoritos o Link permanente.