PM Ambiental apreende 120 kg de peixes nativos e multa trio em mais de R$ 42 mil por pesca irregular no período de piracema


Pescado foi considerado impróprio para consumo e descartado. Três homens foram levados para a delegacia e liberados após pagamento de fiança. Pescado apreendido em operação período piracema Abaeté 17-11-2024
PM Ambientla/Divulgação
A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu 120 kg de pescado e prendeu três homens durante uma operação em Abaeté, no domingo (17). A ação foi realizada no Aterro dos Perrelas, onde há grande concentração de peixes devido ao aumento do volume das águas durante o período de piracema.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Segundo a PM Ambiental, os suspeitos foram flagrados pescando de forma irregular com o uso de tarrafa, um tipo de rede circular, usada para pesca manual.
No carro deles, havia 120 kg de curimatã e piau, espécies nativas de peixes que estão sob proteção legal nesse período. O pescado foi considerado impróprio para consumo e descartado. Os três homens receberam uma multa R$ 42.607,17.
Todos foram conduzidos à delegacia de Bom Despacho, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante Delito e liberados após o pagamento de fiança.
Período de piracema
A palavra piracema tem origem na língua indígena tupi, que significa “subida do peixe”. É um período no qual há restrição de pesca e venda de peixes para garantir a reprodução das espécies.
A piracema marca o movimento de peixes contra a correnteza para se reproduzirem. O período começou no dia 1º de novembro em todo o país e termina no dia 28 de fevereiro.
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.