UFC 309: Jon Jones nocauteia Miocic e segue campeão dos pesados

UFC 309: Jon Jones nocauteia Miocic e segue campeão dos pesadosFoto: Divulgação/Instagram Oficial UFC

Neste sábado (16), aconteceu o UFC 309, em Nova York (EUA), reunindo Jon Jones e Stipe Miocic na luta principal da noite, na decisão do cinturão dos pesos-pesados da organização no Madison Square Garden

E ‘Bones’ mostro o porquê de ser considerado o maior da história do MMA. Uma estratégia metódica e sem se expor ao rival resultou em uma luta dominante e uma vitória praticamente sem levar sufoco em sua primeira defesa do cinturão.

A luta

A luta começou na trocação, mas logo Jones levou para o chão e começou a usar da pressão por cima e das cotoveladas para intimidar Miocic, que se defendia, mas se tornava alvo fácil da qualidade de um dos maiores lutadores (senão o maior) da história do MMA. O primeiro round foi um festival de cotoveladas de ‘Bones’, este com toda a tranquilidade para se impor no cage.

O início do segundo round teve um Miocic mais ativo e tentando buscar Jones, que procurava sempre achar o melhor momento para encaixar seus golpes. A luta se tornou um pouco equilibrada, apesar do campeão dos pesados ainda ter conseguido ditar o ritmo do combate e evitar uma exposição maior ao adversário.

Stipe Miocic procurava achar um golpe potente para incomodar Jones, este mais fluído em não deixar qualquer espaço para isto, além de esperar a chance certa de atingir o adversário. O desafiante acabou tomando uma boa direita e vai para a grade mas nada de muito forte acontece. Depois, uma sequência de esquerdas incomoda o desafiante.

Vendo o momento ir ainda mais a seu favor, Jon Jones foi para o chute giratório e pegou em cheio a Miocic. ‘Bones’ foi para cima, conseguindo vários golpes até o árbitro Herb Dean paralisar de vez a luta e consagrar Jones como vencedor da luta e campeão dos pesados.

Charles do Bronx dá ‘aula’ no chão e vence Chandler

No co-main event da noite, Charles do Bronx e Michael Chandler se enfrentaram em luta que pode definir o próximo desafiante ao título dos leves. Depois de um começo de trocação, o brasileiro levou a luta para o chão, mas não conseguiu trabalhar bem a posição sendo travado pelo americano, este por baixo e jogando na defensiva

No segundo round, Charles teve boa combinação que chegou a assustar o americano. O ex-campeão, peso-leve apostava no peso de sua mão direita para atrapalhar e fazer Chandler ir ao ataque, assim forçando outro takedown junto à grade. Com cotoveladas o brasileiro machucava forte Chandler, este procurando se defender da iniciativa de Charles.

Novamente Michael Chandler procurou manter a luta em pé e chamar para a trocação, mas Charles, apesar de iniciar o terceiro round também indo para o ataque, preferiu levar novamente para o chão após encurralar o americano contra a grade. Pegando as costas do rival, o brasileiro tentou o ground and pound enquanto ajeitava a posição. O americano novamente teve que apenas se defender para evitar ser finalizado.

Mais um round em que Chandler queria trocar e Charles do Bronx botou para baixo foi o quarto. Calmamente, o brasileiro seguiu buscando minar a defesa do americano enquanto tentava ajustar sua posição no solo. Apesar de tentativa de escapada do americano, novamente o paulista ‘colou’ no adversário e não deixou espaço para qualquer respiro.

Michael Chandler teve apenas no quinto round uma sequência de socos para incomodar o brasileiro, que foi para outra queda. Enquanto o americano procurava bater no ground and pound, Charles queria o triângulo, mas sem sucesso. Depois, mais um takedown, ao qual Chandler levantou e tentou fazer o ‘slam’ com o brasileiro grudado às costas. Não deu muito certo e foi insuficiente para tirar a vitória do brasileiro.

A noite brasileira

O UFC 309 teve ainda mais cinco brasileiros subindo ao octógono do Madison Square Garden. Em duelo de compatriotas, Karine Killer e Vivi Araújo protagonizaram uma luta em que sangue não faltou. O primeiro round foi bastante equilibrado e as duas lutadoras aproveitavam para tentar lançar seus melhores golpes. Vivi começou a ganhar força na segunda parte do combate, em que teve melhores possibilidade de conectar golpes em Karine, que tentou segurar o ímpeto da rival no terceiro round, ‘amarrando’ a luta no chão. No entanto, Vivi Araújo soube lidar com tal pressão e conseguiu a vitória,

Para defender o status de ‘sensação’ entre os lutadores brasileiros, Mauricio Ruffy abriu o card principal do UFC 309 encarando o peruano James Llontop. Depois de um começo morno, o paulista balançou seu adversário com cruzado de direita. Depois, Ruffy foi ao ataque e não desperdiçou chances de bater no peruano, causando danos à face de Llontop, que até teve momento de reação no round final, mas o brasileiro conseguiu resistir à pressão do adversário para vencer o combatw.

Contra Marcin Tybura, Jhonata Diniz testou sua invencibilidade no Ultimate e chegou a ter certo sucesso no começo da luta com um knockdown cima do polonês. Quando foi para o chão para tentar fechar a luta, acabou tomando raspagem e indo para baixo. Ali, Tybura passou a ter maior controle e usar bem da cotovelada na montada para começar a machucar o curitibano. No segundo round, Jhonata foi quedado de novo e voltou a sofrer nas mãos do rival experiente, que se manteve por cima e aplicando cotoveladas que deixaram seu rosto totalmente ensanguentado. O brasileiro, no entanto, não voltaria para a terceira parte do combate, com a equipe médica vetando sua presença e, assim dando a vitória ao polonês.

Na primeira luta do card preliminar do UFC 309, Eduarda Moura enfrentou a Veronica Hardy. A ‘Rondinha’ fez uma luta bastante disputada contra a venezuelana, em que conseguiu ter boa imposição na trocação e também levou Hardy para o chão. Com um jogo geral melhor do que o da adversária, obteve a vitória na decisão dos juízes

Resultados UFC 309 – Jones x Miocic

Card principal

Jon Jones venceu Stipe Miocic por nocaute técnico (4:29 do R3) – Jones segue campeão dos pesados.

Charles do Bronx venceu Michael Chandler por decisão unânime dos juízes

Bo Nickal venceu Paul Craig por decisão unânime dos juízes

Vivi Araújo venceu Karine Killer por decisão unânime dos juízes

Maurício Ruffy venceu James Llontop por decisão unânime dos juízes

Card preliminar

Marcus McGhee venceu Jonathan Martinez por decisão unânime dos juízes

Jim Miller venceu Damon Jackson por finalização (2:44 do R1)

David Onama venceu Roberto Romero por decisão unânime dos juízes

Marcin Tybura venceu Jhonata Diniz por nocaute técnico (interrupção médica entre o segundo e terceiro rounds)

Ramiz Brahimaj venceu Mickey Gall por nocaute (2:55 do R1)

Oban Elliott venceu Bassil Hafez por nocaute (0:40 do R3)

Eduarda Moura venceu Veronica Hardy por decisão unânime dos juízes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.