G6, G7, G8 ou G9? Como ficam as vagas brasileiras na Libertadores 2025

O Campeonato Brasileiro está chegando na reta final e os clubes começam a fazer as contas por uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

Inicialmente, a competição destina seis vagas para a maior competição do continente, sendo quatro acessos diretos para a fase de grupos e outras duas para as fases iniciais.

O Flamengo, atual 4º colocado do Brasileirão, conquistou a Copa do Brasil, na final diante do Atlético-MG. Com o título, os Rubro-Negros carimbaram uma vaga para o torneio continental. Como ocupam, no momento, uma posição entre os 7 primeiros da tabela do Campeonato Brasileiro, a equipe do técnico Filipe Luís transformou o G6 em G7.

No entanto, com as equipes brasileiras com ainda na briga por título em torneios continentais, o número de vagas pode aumentar.

Botafogo e Atlético-MG decidem a Libertadores

O Brasil já tem uma oitava vaga na Libertadores de 2025 garantida, já que Botafogo e Atlético-MG decidem a atual edição. Em casa de vitória do Glorioso, que lidera o Campeonato Brasileiro, a vaga extra será aberta para o oitavo colocado do Brasileirão.

Se o Atlético-MG vencer a Libertadores, garantirá a sua vaga no próximo ano. No entanto, para abrir uma vaga para outra equipe pelo Brasileirão, o Galo precisaria estar entre os sete primeiros colocados.

Cruzeiro na Sul-Americana. Mais uma vaga?

O Brasil poderá ainda chegar a nove vagas para a edição de 2025. Para que isso aconteça, além de todos os resultados citados, o Cruzeiro precisaria derrotar o Racing na final da Copa Sul-Americana. Caso a Raposa se mantenha, por exemplo, na 7ª colocação, que ocupa atualmente, mais uma equipe brasileira, além das já classificadas, garantiria um lugar no principal torneio do continente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.