
O drama diário dos congestionamentos na BR-101 Norte, especialmente no trecho entre Porto Belo e Balneário Piçarras, rende um desafio do governador Jorginho Mello (PL), para o governo Lula (PT) e a concessionária Arteris.

Jorginho Mello (PL) desafiou governo Lula (PT) com aposta na Via Mar – Foto: Eduardo Valente/SECOM/Agência Brasil/Divulgação/ND
Em vídeo publicado no final de semana em suas redes sociais, o governador apresentou uma “aposta” sobre as obras na rodovia federal e a construção da rodovia estadual paralela apelidada de Via Mar.
“Eu quero fazer uma aposta com o governo federal e com a Arteris: eu vou começar a obra da Via Mar antes de vocês se mexerem para resolver o caos do trânsito aqui no Norte do estado”.
Via Mar promete desafogar trânsito
A Via Mar prevê 145 quilômetros de uma nova rodovia paralela à BR-101, ligando Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis, em Biguaçu. A proposta foi apresentada no governo de Carlos Moisés (Republicanos), quando foi realizado o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica Ambiental).
No final de outubro do ano passado, o governador Jorginho Mello avançou com a ideia, ao assinar a autorização para realização dos estudos de engenharia. Na época, a estimativa era de até dois anos para o início efetivo das obras, com expectativa de redução nesse prazo em seis meses.

Rodovia Via Mar será alternativa paralela a BR-101 – Foto: Reprodução/Ecopik/ND
No caso da BR-101 Norte, a chamada otimização do contrato é a aposta do governo federal para obras estruturantes na rodovia sob concessão da Arteris. O contrato original vence em 2023, mas Ministério dos Transportes e a concessionária negociam ampliação de 15 anos com a inclusão de obras na região conflagrada. o pedido de ampliação do contrato e a lista de ações extras a serem realizadas está em análise no TCU (Tribunal de Contas da União).
Como Via Mar está dividida
O trecho completo da Rodovia Via Mar, que alcança 145,215 km de extensão total, foi dividido em cinco lotes. Quatro deles já estão com os estudos orçados e ordem de serviço assinada; o último lote possui uma estimativa de custo do estudo.
Lote 1
- Extensão: 26,85km
- Trecho: entre o entroncamento da BR-101, em Joinville, e a BR-280, em Guaramirim;
- Custo: R$ 2.208.061,41;
- Obras especiais: quatro pontes e dois viadutos.
Lote 2
- Extensão: 21,09km;
- Trecho: entroncamento da BR-280, em Guaramirim, até a SC-415, entre Massaranduba e São João do Itaperiú;
- Custo: R$ 2.003.731,00;
- Obras especiais: duas pontes e um viaduto.
Lote 3
- Extensão: 16,77km;
- Trecho: entre a SC-415 e a SC-414, em Luis Alves e Navegantes;
- Custo: R$ 2.212.430,00;
- Obras especiais: duas pontes e oito contenções.
Lote 4
- Extensão: 25,78km;
- Trecho: entre a SC-414, em Luis Alves e Navegantes, até o entroncamento da SC-486, em Itajaí;
- Custo: R$ 3.185.204,65;
- Obras especiais: quatro viadutos, quatro pontes e três contenções.
Trecho Remanescente
- Extensão: 54,72km;
- Trecho: entroncamento da SC-486, em Itajaí, até o Contorno Viário da Grande Florianópolis;
- Valor estimado (ainda não orçado): R$ 26.779.664,93;
- Obras especiais: quatro viadutos, quatro pontes e três contenções.
No projeto, é previsto que a Rodovia Via Mar tenha seis faixas em sentido duplo em todos os trechos. A listagem dos municípios os quais a rodovia irá passar ainda depende do traçado definido no projeto executivo.