Seleção de Kosovo abandona partida após gritos de ‘Sérvia’, dos romenos

Kosovo abandonou partida contra a Romênia, pela Liga das NaçõesFoto: Vasile Mihai-Antonio/Getty Images

A seleção de Kosovo abandonou o campo na partida contra a Romênia, nesta sexta-feira (15), pela Liga das Nações. O ato foi uma resposta aos gritos de “Sérvia” vindos da torcida romena. O confronto estava 0 a 0 quando, após cerca de uma hora, o árbitro encerrou o jogo.

Em comunicado, a Uefa informou que “o jogo da Liga das Nações entre Romênia e Kosovo foi abandonado” e prometeu divulgar “novas informações no devido momento”.

Aliás, o clima hostil entre os países persiste há mais de três décadas, desde o fim da antiga Iugoslávia. A guerra de Kosovo, entre 1998 e 1999, deixou cerca de dez mil mortos e forçou a migração de quase 90% da população kosovar. Em 2008, Kosovo declarou sua independência, mas a Sérvia nunca reconheceu a separação. Até hoje, a Romênia apoia os sérvios. Em setembro do ano passado, um episódio semelhante ocorreu, quando os kosovares paralisaram outro jogo por cerca de 50 minutos, em protesto contra provocações da torcida mandante.

Leia mais: Com show de Plata e Enner Valencia, Equador goleia a Bolívia pelas Eliminatórias

Segundo a imprensa internacional, a seleção romena aguardou cerca de 40 minutos por uma definição. Enquanto os jogadores de Kosovo permaneciam nos vestiários, os romenos também deixaram o gramado. Posteriormente, a Romênia voltou ao campo para aquecer, mas sem a presença adversária.

Classificação de Kosovo e Romênia

Todavia, as duas seleções estão no Grupo C, a terceira divisão da competição, e disputam diretamente a promoção para a Liga B. A Romênia começou a penúltima rodada com 12 pontos, três a mais que Kosovo. Se o resultado for declarado como empate, a Romênia garantirá a primeira posição do grupo, pois terá vantagem no saldo de gols sobre os kosovares. No jogo de ida, os romenos venceram por 3 a 0.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.