Censo 2022: Amazonas é estado com mais moradores em favelas e comunidades urbanas do país


Dados são do “Censo Demográfico 2022: Malha de Setores Censitários definitivos”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (14). Rua na comunidade Nossa Senhora de Fátima, Zona Norte de Manaus.
Leandro Guedes/Rede Amazônica
O Amazonas é o estado com o maior percentual de moradores em favelas e comunidades urbanas em todo o Brasil, com 34,7% da população. Os dados são do “Censo Demográfico 2022: Malha de Setores Censitários definitivos”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (14).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O termo favela voltou a ser usado pelo IBGE após 50 anos. Para o instituto, favelas e comunidades urbanas são regiões em que há insegurança jurídica da posse, ausência ou oferta incompleta e/ou precária de serviços públicos, edificações, arruamento e infraestrutura geralmente feitos pela própria comunidade e localização em área com restrição à ocupação.
Dos 3.941.613 habitantes que existem no Amazonas, 1.368.093 vivem em favelas e comunidades urbanas, conforme o levantamento feito pelo IBGE.
Após o Amazonas, aparecem os estados do Amapá (24,4%) e do Pará (18,8%), com os maiores índices, todos no Norte do país. Os estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Roraima e Tocantins, por sua vez, apresentavam, cada um, menos de 3,0% da população residindo em favelas e comunidades urbanas.
Conforme o IBGE, o percentual de pessoas residentes em favelas e comunidades urbanas em todo o país é de 8,1%. O Amazonas apresentou um índice mais de quatro vezes maior em relação ao número.
Bairros mais populosos
De acordo com o Censo Demográfico, a capital do Amazonas tinha, em 2022, dois bairros entre os 20 mais populosos do país.
Segundo o levantamento feito pelo IBGE, o bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus, era o 12º bairro mais populoso do país, com 133.742 mil habitantes. O outro bairro da cidade que aparece no estudo, é o Cidade Nova, na Zona Norte de Manaus, com 124.935 moradores.
O IBGE considera como bairros apenas as divisões ou zoneamentos internos aos municípios legalmente instituídos pelo poder municipal.
Manaus possui quarta maior favela do país
O bairro Cidade de Deus/Alfredo Nascimento, na Zona Norte de Manaus, ocupa a quarta posição no ranking das maiores favelas do país em população, com mais de 55 mil moradores. A informação consta no Censo 2022, e foi divulgada na última sexta-feira (8) pelo IBGE.
O levantamento mostra que entre as 20 favelas mais populosas do Brasil, seis estão localizadas nas zonas Leste e Norte de Manaus.
O IBGE também divulgou a lista de maiores favelas de acordo com o número de lares (tecnicamente, domicílios particulares permanentemente ocupados), que mostra Cidade de Deus/Alfredo Nascimento – Manaus (AM) com 15.872 domicílios ocupados em sétimo lugar no ranking.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.