Veja as tendências e os favoritos do Grammy Latino de 2024

A 25ª edição do Grammy Latino será realizada nesta quinta-feira (14/11), em Miami (EUA). O evento premia as melhores gravações musicais lançadas entre 1º de junho de 2023 e 31 de maio de 2024.

A celebração contará com apresentações musicais de diversos artistas e uma homenagem para o cantor colombiano Carlos Vives, vencedor de 18 prêmios Grammy Latinos. Ele receberá a premiação de Personalidade do Ano.

Com música para todos os gostos, a premiação reflete as novas tendências do cenário musical e traz os artistas que mais se destacaram no período selecionado entre 2023 e 2024. O Metrópoles conversou com Fabio Nogara, músico que foi escolhido como membro-votante do prêmio neste ano e integra a Academia do Grammy Latino.

O artista afirma que a premiação de 2024 contará com uma grande diversidade e uma maior abrangência com a criação das categorias Melhor Interpretação de Música Eletrônica Latina e Melhor Álbum de Música Mexicana Contemporânea.

“Essas categorias foram surgindo para atender à demanda e tornar a premiação mais democrática, isenta de quaisquer preconceitos. A música é uma arte em constante mudança e evolução e o Grammy tenta se aproximar ao máximo dessa realidade”, explica.

4 imagens

Os Garotin

Alok
Jão
1 de 4

Grammy Latino

Reprodução

2 de 4

Os Garotin

Luka Sá/Divulgação

3 de 4

Alok

Pandora/Divulgação

4 de 4

Jão

Reprodução/Instagram

Destaques brasileiros no Grammy Latino

Neste ano, o Brasil terá delegação recorde no Grammy Latino, com 92 artistas representando o país. Para Fabio, o crescimento da música eletrônica na América Latina faz com que Alok seja um dos destaques da premiação.

“Ser um artista conhecido aumenta bastante as chances de uma indicação final. Pela qualidade e importância dele na música eletrônica, acredito que tem grandes chances de levar o prêmio na nova categoria de Música Eletrônica, além de concorrer em outras categorias com duas músicas”, afirma.

Vencedor do Grammy Latino com o trio Los Brasileiros, o produtor Marcelinho Ferraz destaca a força do cantor Jão, indicado em Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa com o disco Super e Melhor Canção em Língua Portuguesa com o single Alinhamento Milenar.

“O Super é um álbum feito para ressoar em estádios e a turnê com sold out pelo Brasil prova a força desse trabalho. Na categoria de pop, ele está entre os favoritos, e não à toa: tudo ali foi pensado para emocionar e envolver o público.”

Carolina Didonet, que comanda o perfil ConexãoBeat no Instagram, também opinou sobre os brasileiros na premiação acredita na força da juventude. “Os Garotin é um grande destaque deste ano. O trio que é considerado um dos novos nomes do R&B nacional mostra a diversidade e inovação presente na música brasileira”, pontua.

Xande de Pilares, Tiago Iorc, Anitta e Aguidavi do Jêje também foram citados pelos entrevistados como artistas que podem surpreender durante a premiação.

Música internacional no Grammy Latino

Com uma presença grande de artistas de outros países, o Grammy Latino se tornou um revelador de tendências, principalmente introduzindo cantores do exterior na cultura brasileira, como aconteceu com Karol G, Bad Bunny e Rosalía nos últimos anos.

Para Carolina Didonet, o reggaeton vem crescendo ano após ano e segue em alta na premiação.

“Karol G e Bad Bunny contam com oito indicações cada e concorrem nas principais categorias. A inovação vem com a presença de elementos urbanos e produções criativas dentro do reggaeton”, disse.

O produtor Marcelinho Ferraz destaca o artista Feid como destaque internacional, com o álbum Ferxxocalipsis na categoria de Melhor Álbum de Música Urbana. “Ele é um compositor e artista completo.”

“Feid está no game há muito tempo, sempre entregando produções que combinam autenticidade e um toque único. Tudo o que ele faz ganha uma força impressionante, e ver o reconhecimento desse talento no Grammy é algo que, para mim, é mais que merecido. Ele realmente transformou a música urbana com sua visão e dedicação”, completa.

A geração mais antiga também merece uma atenção especial, segundo o membro-votante Fabio Nogara. Ele destaca a força de Jorge Drexler, premiado músico uruguaio, e Shakira, cantora colombiana. Os dois concorrem em três categorias.

Kali Uchis, Mon Laferte e Peso Pluma também foram citados pelos entrevistados como artistas que podem surpreender durante a premiação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.