Argentina coloca nova nota de 20 mil pesos em circulação. Veja

A Argentina colocou em circulação a nova nota de 20 mil pesos (R$ 116, na cotação atual). Segundo o Banco Central do país, as cédulas estarão disponíveis em caixas eletrônicos a partir desta quinta-feira (14/11).

Em maio deste ano, a autoridade monetária lançou a nota de 10 mil pesos, a mais alta até então, equivalente a R$ 57.

A nova cédula tem em seu anverso a imagem do advogado, jurista, jornalista, diplomata e político Juan Bautista Alberdi, autor intelectual da Constituição Argentina de 1853. Já no reverso da nota, consta uma ilustração da cidade natal de Alberdi, Tucumán.

Lançamento da nota ocorre em meio a batalha contra a inflação

O lançamento da nova cédula ocorre em meio aos esforços do governo argentino para reduzir a inflação, de 193%, e cortar gastos públicos.

Após ser eleito, em dezembro do ano passado, Javier Milei, presidente da Argentina, afirmou que precisaria de um ano e meio a dois anos (18 a 24 meses) para debelar a inflação do país.

Neste ano, Milei implementou medidas mais “árduas” para frear a inflação, como cortes nos subsídios a serviços públicos, cortes nas despesas do Estado e a desvalorização do peso frente ao dólar.

Segundo o banco central argentino, a adesão da nova nota permite a redução dos custos da autoridade monetária além de gastos operacionais do sistema financeiro.

“Uma nota de valor maior permite imprimir um número menor de notas para atender o mesmo nível de demanda por dinheiro pela sociedade. Menos notas na economia reduzem o custo de substituição de caixas eletrônicos e o tempo de processamento em agências”, informou o banco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.