
O Grupo Casas Bahia (BHIA3) registrou fluxo de caixa livre de R$1,2 bilhão no quarto trimestre de 2024 (4T24), o maior dos últimos cinco anos, e fortaleceu sua estrutura financeira ao aumentar a liquidez para R$4 bilhões e reduzir a alavancagem. A varejista também registrou o quinto semestre consecutivo de melhoria de margens sequenciais.
De acordo com a companhia, o resultado consolida o segundo ano de seu Plano de Transformação com um desempenho sólido em rentabilidade, liquidez e crescimento de receita. “Encerramos 2024 com avanços significativos, consolidando uma nova fase de crescimento sustentável. Com disciplina e execução rigorosa, estamos prontos para capturar valor e fortalecer ainda mais nosso posicionamento no varejo brasileiro em 2025”, afirma Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia.
A empresa reverteu a trajetória dos trimestres anteriores, voltando a crescer tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce, mesmo diante de um cenário macroeconômico desafiador, com taxas de juros elevadas e incertezas geopolíticas.
O GMV (Gross Merchandise Volume) consolidado subiu 9,9%, impulsionado pelo crescimento de 16,1% nas lojas físicas e pela forte alta de 23,7% no marketplace (3P). O GMV é usado para calcular o volume bruto de mercadorias.
Já a receita líquida teve alta de 7,6%, acompanhada de uma margem bruta de 30,8%, um avanço de 3,2 p.p. em relação ao mesmo período do ano passado.
Crescimento sustentável
O 4T24 marcou o quinto trimestre consecutivo de melhoria na rentabilidade operacional, com EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado de R$ 640 milhões, representando margem EBITDA de 8,0%, a maior dos últimos 21 meses.
Segundo a empresa, a otimização contínua das despesas, com uma redução anual de R$384 milhões em SG&A, contribuiu para esse avanço.
O crediário, um dos pilares estratégicos do crescimento da companhia, registrou recorde de R$6,2 bilhões em carteira ativa, o que significa crescimento de R$ 824 milhões na comparação anual.
Mesmo com a expansão do crédito, a inadimplência over 90 dias caiu 1,4 p.p. na comparação anual para 8%, demonstrando a qualidade e resiliência da carteira. Além disso, a operacionalização do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) deve fortalecer a diversificação do funding para sustentar essa expansão.
Top of Mind
O Grupo Casas Bahia encerrou 2024 com mudanças estruturais e ajustes financeiros, mirando a expansão em 2025. A empresa manteve sua posição no mercado ao receber, pelo 19º ano consecutivo, o prêmio Top of Mind da Folha de S.Paulo na categoria móveis e eletrônicos, além do Marcas Mais do Estadão e da certificação Great Place to Work (GPTW).
Entre as estratégias para o próximo ano, a empresa planeja ampliar a oferta de crediário para impulsionar as vendas e a retenção de clientes, aumentar a rentabilidade do e-commerce por meio da monetização do marketplace e de serviços financeiros, além de fortalecer a experiência omnicanal. Nesse modelo, as lojas físicas passam a atuar também como hubs logísticos, com o objetivo de aprimorar o atendimento e a jornada do consumidor.
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