Alimentos saudáveis podem atrapalhar o emagrecimento? Expert responde

É comum ver pessoas que se alimentam de forma saudável e, paradoxalmente, não conseguem perder peso. Isso acontece porque diversas matérias-primas, mesmo que ricas em nutrientes, são calóricas e podem “atrasar” o processo de emagrecimento.

Entre os alimentos saudáveis com excesso de calorias estão as frutas abundantes em frutose, a exemplo de manga e uva. De acordo com a nutricionista Letícia Carbinatti, quantidades elevadas de frutose podem estimular o armazenamento de gordura, se não houver cuidado com exageros.

As oleaginosas, nozes, castanhas e amêndoas, embora contenham gorduras boas e proteínas, também prejudicam o emagrecimento. “Devido à alta densidade calórica, podem facilmente resultar em consumo excessivo de calorias”, diz Letícia.

Oleaginosas: castanhas e nozes
Oleaginosas são ricas em nutrientes, mas não podem ser consumidas com exageros

A nutricionista alerta, ainda, para os grãos de aveia e quinoa. “São fontes de fibras e nutrientes importantes. Em excesso, no entanto, podem aumentar os níveis de insulina”, afirma a nutricionista.

“Estudos demonstram que, ao longo do tempo, uma ingestão excessiva de carboidratos, mesmo de fontes integrais, pode inibir a lipólise (quebra de gordura) e dificultar a perda de peso em indivíduos com sensibilidade à insulina”, ensina.

Repleto de gorduras monoinsaturadas e nutrientes, o abacate é outro item que precisa de uma atenção redobrada. “Estudos mostram que, enquanto o abacate beneficia a saúde cardiovascular, um consumo elevado pode dificultar a perda de peso, especialmente se somado a outros alimentos densos em calorias”, destaca Letícia Carbinatti.

De acordo com a especialista, o pão de fermentação natural aumenta a biodisponibilidade de nutrientes e pode ter menos impacto glicêmico que o pão branco. “Contudo, é uma fonte de carboidrato que, se consumida em excesso, pode levar a picos de glicose e insulina, prejudicando a quebra de gordura”, ressalta.

pão partido
O pão de fermentação natural é mais saudável, possui alvéolos grandes e sabor levemente ácido — porém, deve ser ingerido com prudência 

Para otimizar a ingestão do pão de fermentação natural, Letícia Carbinatti indica o consumo junto a proteínas e fibras. Além disso, as porções do alimento devem ser controladas.

Alimentos calóricos que ajudam na perda de peso

3 imagens

Óleo de coco é uma boa opção para quem quer emagrecer

Batata, principalmente cozida, promove a saciedade
1 de 3

O ovo é um alimento completo

Carlo A/Getty Images

2 de 3

Óleo de coco é uma boa opção para quem quer emagrecer

GettyImages

3 de 3

Batata, principalmente cozida, promove a saciedade

Getty Images

Apesar da maior parte dos alimentos calóricos, mesmo saudáveis, aumentarem os riscos de ganho de peso, há exceções.

Opções com gorduras saudáveis, proteínas e fibras promovem a saciedade e ajudam no controle do apetite, desde que em quantidades adequadas.

Entre os alimentos que contribuem para o emagrecimento estão ovos, óleo de coco e batata, diz a nutricionista.

“Os ovos são calóricos devido às proteínas de alta qualidade e gorduras saudáveis, especialmente na gema, mas promovem saciedade por mais tempo”, afirma Letícia Carbinatti.

No caso do óleo de coco, a nutricionista afirma que estudos sugerem que os triglicerídeos de cadeia média (TCMs) podem ajudar na queima de gordura corporal e aumentar o gasto calórico diário. Já a batata, especialmente cozida, é rica em amido resistente e ajuda a controlar a saciedade.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.